PUBLICIDADE

Climatempo

São João com chuva no litoral no Nordeste

Chove também no agreste e em parte do sertão

23 jun 2016 - 22h55
Compartilhar
Exibir comentários

Esta sexta-feira, 24 de junho, é um dia muito especial no Nordeste porque é o dia de São João.

Para muitos nordestinos, o dia de São João é como o Natal, ou até mais importante. É na comemoração do São João que se reúne a família e os amigos para uma grande festa com fogueira e as comidas típicas juninas, muitas delas baseadas no milho, porque a colheita já foi feita.

Dia de São João é dia de festa e de feriado no Nordeste. Muitas repartições públicas e comércio, em vários estados, adotam o feriado. E como caiu na sexta-feira, então este é o fim de semana do São João.

Na hora da quadrilha anunciam que a chegada da chuva é mentira, mas a realidade no São João de 2016 é outra. A chuva é de verdade e poderá até atrapalhar as festas em várias capitais do Nordeste.

, capital do Maranhão, teve alagamentos e destelhamentos de casas nesta quinta-feira por causa da chuva e do vento forte. No começo da semana choveu forte sobre João Pessoa e em áreas de  e de Natal. Maceió e Aracaju tiveram chuva moderada frequente e moderada nesta quinta-feira

Durante esta sexta-feira, 24 de junho, deve chover várias vezes em todo o litoral do Nordeste, porém com maior persistência entre e . A chuva pode cair com moderada intensidade em várias horas, mas chance de raios é baixa. As pancadas de chuva com raios poderão ocorrer novamente em São Luís e em outras áreas do norte do Maranhão, do Piauí e até no interior dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Foto: Climatempo

O motivo da chuva está em várias bandas de nuvens que avançam do mar para a e devem se acumular especialmente pelo litoral e zona da mata. Estas nuvens podem ser vistas nas imagens de satélite como manchas amareladas que se deslocam do mar para o continente. Além disto, os ventos conseguem espalhar o ar úmido sobre muitas áreas do interior do Nordeste, o que gera a formação de muitas nuvens e eventualmente pancadas de chuva.

O  e no sertão de Pernambuco.

No fim de semana, ainda deve chover em muitas áreas do litoral, da zona da mata e agreste de todos os estados. Pode chover também no sertão do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Nas capitais, só não deve chover no fim de semana na região de Teresina.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade