6 eventos ao vivo

Sábado com risco de chuva forte no RJ e em MG

Calor no ES e friozinho em SP

21 abr 2017
22h08
  • separator
  • 0
  • comentários

A passagem de uma frente fria aumenta o risco de chuva forte Minas Gerais e o Rio de Janeiro neste sábado. A frente fria chega ao Espírito Santo no domingo. A chuva se afasta de São Paulo.

Risco de chuva forte no RJ e em MG

A passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio de Janeiro neste sábado vai estimular a formação de nuvens carregadas sobre este estado e também sobre o centro, oeste e o sul de Minas Gerais. As capitais  e  podem ter chuva moderada a forte em alguns momentos. A chuva e o aumento da nebulosidade diminuem o calor.

Já para o Espírito Santo e para o norte e leste de Minas Gerais, a previsão é de um sábado com sol forte e calor. Mas pode chover a partir do fim da tarde na Grande  e no sul do Espírito Santo.

Em São Paulo, a chuva para e esfria por causa da entrada do ar polar sobre o estado. De forma geral, o sol predomina no estado, depois da névoa do começo da manhã. Ainda pode chover fraco no litoral, na Mantiqueira e no vale do Paraíba. O sol aparece entre muitas nuvens na Grande  e a temperatura fica amena.

No domingo, as condições para a chuva aumentam sobre o Espírito Santo e sobre o centro-norte de Minas Gerais. Confira os.

Baixa pressão e frente fria

As grandes áreas de instabilidade que se espalharam sobre São Paulo no feriado de 21 de abril provocaram chuva forte pelo estado. As nuvens carregadas se formaram por causa de uma frente fria que chegou ao litoral paulista e de um forte sistema baixa pressão que começou a se deslocar pelo interior do Brasil na quinta-feira, 20. A chuva caiu forte e volumosa em locais do Centro-Oeste, do Sul, no interior de São Paulo e até no Triângulo Mineiro. Em Ituiutaba choveu cerca de 50 mm entre 9h do dia 20 e 9h do dia 21 de abril. Avaré, no sul de São Paulo, acumulou 65,4 mm entre 21h do dia 20 e 21h do dia 21. No mesmo período choveu 62,4 mm em Barra Bonita.

O centro da baixa pressão atmosférica passa sobre o Paraná e São Paulo entre a noite de sexta-feira, 21, e a madrugada do sábado, 22, indo para o mar. A frente fria avança para o litoral norte do Rio de Janeiro no sábado e segue pelo litoral do Espírito Santo no domingo. Ao mesmo tempo, o ar frio de origem polar entra em São Paulo e causa queda da temperatura.

Nuvens em caracol

Na animação das imagens de satélite é possível ver a movimentação do centro de baixa pressão. As nuvens entre o Paraná, São Paulo e o Mato Grosso do Sul se enrolam como um caracol no sentido horário acompanhando o giro dos ventos provocados pela baixa pressão atmosférica que são no sentido horário.

.

Foto: Climatempo
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade