PUBLICIDADE

Climatempo

RJ tem mais chuva nesta terça

Potecial para deslizamentos

16 jan 2017 - 21h43
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio de Janeiro terá mais chuva nesta terça-feira e há risco de chuva forte em quase todas as regiões fluminenses. Apenas o Norte e o Noroeste ficam fora do risco de temporais.

As áreas de instabilidade que já estão sobre o estado do Rio vão ser reforçadas no decorrer do dia pela aproximação de um cavado que avança sobre a Região Sul.

O cavado é uma região na atmosfera onde o fluxo de ar e os ventos tendem a fazer um movimento ciclônico, no sentido horário. Isto favorece o acúmulo de umidade e de calor e aajuda a formar grandes nuvens que provocam chuva.

Saiba um pouco mais sobre este cavado que avança sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira.

No caso do estado do Rio de Janeiro, a aproximação do cavado, junto com ar muito úmido e quente que já está sobre a Região Sudeste vai fazer com que mais nuvens carregadas se formem no decorrer desta terça-feira.

A previsão é que as pancadas de chuva com raios voltem a ocorrer à tarde e à noite. Pode chover e ventar forte em vários locais do Grande Rio, nas cidades serranas, nos Lagos e também na Costa Verde e no Sul Fluminense.

A terça-feira será bastante abafada na capital e nas demais regiões do estado.

Nova frente fria

Uma nova frente fria passa pelo litoral sul do estado do Rio de Janeiro entre quarta e quinta-feira, 19 de janeiro. Como as outras frentes frias de janeiro até agora, esta frente fria também é fraca e não vai causar grande queda da temperatura, mas vai colaborar para manter o tempo instável.

As pancadas de chuva continuam frequentes até o fim da semana no estado do Rio e pode chover forte.

Chuva forte em 16/1/17

Nuvens carregadas voltaram a se espalhar sobre o estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. Choveu forte sobre Grande Rio, nas cidades serranas, nos Lagos e também na Costa Verde e no Sul Fluminense.

Na, entre 19h30 e 20h30, o Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro registrou 37,4 mm na Tijuca/Muda, 30,6 mm no Grande Méier, 18,4 mm no Grajaú, 22,4 mm na Rocinha e 17,2 mm no Vidigal.

Já o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou entre 19h30 e 20h30, 30,6 mm no Andaraí, 27,8 mm no bairro de Usina e 26,0 mm no Salgueiro.

Com o retorno da chuva com moderada a forte intensidade, quase todos os rios da região serrana fluminense monitorados pelo INEA - Instituto Estadual do Ambiente -, órgão ligado ao governo do estado do Rio de Janeiro, voltaram a subir e entraram no estágio de "atenção".

As nuvens bastante carregadas que se espalharam sobre o Grande Rio no fim da tarde desta segunda-feira renderam belas imagens. Confira!

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade