PUBLICIDADE

Risco de ventania no S, SE e CO

Forte ciclone extratropical se forma nesta 4ªF

25 out 2016 - 22h29
Compartilhar
Exibir comentários

Um forte ciclone extratropical se forma no decorrer desta quarta-feira, 26 de outubro, e vai provocar condições para ventania nos últimos dias de outubro de 2016 em áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, além do Uruguai da região de Buenos Aires, do leste e norte da Argentina e do Paraguai. O período com risco de ventania é entre a madrugada de 26 de outubro até a noite de 28 de outubro de 2016.

A formação de ciclones extratropicais é mais comum no outono e no inverno. Para o fim de outubro, o surgimento de um sistema como este já é uma situação fora dos padrões usuais.

As simulações atmosféricas mais recentes indicam que o valor mínimo da baixa pressão deste ciclone extratropical deve alcançar valores de 980 a 990 hPa, que é muito baixo. Quanto mais baixa a pressão atmosférica mais intensos são os ventos.

Entenda o que é um ciclone extratropical

Os ventos fortes e as rajadas intensas começam a ocorrer nesta quarta-feira, 26, durante o processo de formação deste ciclone extratropical que ocorre no interior do continente entre o Brasil, o Uruguai, o Paraguai e a Argentina. O sistema deve estar completamente organizado até a noite do dia 26 de outubro. Durante seu deslocamento sobre o mar, este ciclone extratropical ainda deverá provocar ventos fortes no continente até a noite do dia 28 de outubro de 2016. Atenção: os ventos podem ocorrer a qualquer hora, mesmo sem estar chovendo.

Na Região Sul, as rajadas de vento mais intensas poderão alcançar velocidades em torno dos 100 km/h, especialmente em lugares de maior altitude, como em topos de prédios altos e montanhas e em lugares que favorecem o afunilamento do fluxo de ar. Há risco de danos em edificações como destelhamento, além da queda de árvores e placas de anúncios.

Nos mapas abaixo, a letra B representa o centro de baixa pressão atmosférica do ciclone extratropical.

Foto: Climatempo

No dia 26 de outubro, quarta-feira, na maioria das áreas da Região Sul e no sul de Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento mais intensas poderão variar de 70 km/h a 90 km/h. Nos lugares mais elevados da região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, podem ocorrer rajadas em torno de 100 km/h.

No estado de São Paulo, algumas rajadas de vento poderão alcançar de 50 km/h a 70 km/h, mesmo sem estar chovendo.

Foto: Climatempo

No dia 27 de outubro, o centro do ciclone extratropical deve estar no mar, entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai.

Intensas rajadas de 70 km/h a 100 km/h poderão ocorrer em todos os estados da Região Sul.

Em São Paulo, Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro, no Sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás e no sul de Mato Grosso, algumas rajadas de vento podem alcançar de 60 km/h a 80 km/h, a qualquer hora, mesmo sem estar chovendo.

Foto: Climatempo

Na sexta-feira, 28 de outubro, o centro do ciclone extratropical ainda estará próximo do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, porém mais afastado do continente.

Na madrugada e manhã, o sul e o leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, incluindo o litoral e as áreas serranas mais elevadas, as rajadas de vento mais intensas poderão atingir velocidades de 70 km/h a 90 km/h. Os ventos enfraquecem no decorrer da tarde e noite do dia 28.

Ainda na madrugada e manhã de 28 de outubro, o sul e o leste de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro poderão sentir rajadas de 60 km/h a 80 km/h associadas com o deslocamento pelo mar do ciclone extratropical. No Espírito Santo, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, algumas rajadas poderão alcançar velocidades de 50 km/h a 70 km/h. Os ventos tendem a enfraquecer no decorrer da tarde e noite.

O ciclone extratropical se afasta de vez da costa sul do Brasil no dia 29 de outubro e não terá mais condições para provocar ventos fortes no continente.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade