PUBLICIDADE

Registrados recordes de temperatura na Antártida

Base argentina registrou em 2015 a temperatura mais alta para o continente, de 17,5°C.

1 mar 2017 - 16h24
(atualizado em 6/3/2017 às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Organização Meteorológica Mundial anuncia novos recordes medidos na região. Base argentina registrou em 2015 temperatura mais alta para o continente, de 17,5 graus Celsius.

Foto: Climatempo

Um comitê de especialistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou nesta quarta-feira (1/03) os novos recordes de altas temperaturas verificados na Antártida.

Para toda a região da Antártida (toda a terra e gelo abaixo da latitude de 60 graus), a temperatura mais elevada registrada foi 19,8 graus Celsius em 30 de janeiro de 1982, numa estação de pesquisa da ilha Signy.

Para o continente propriamente dito (definido como a massa continental principal e as ilhas adjacentes), a temperatura mais elevada foi de 17,5 graus Celsius, em 24 de março de 2015, registrada na base argentina de pesquisa Esperanza, situada no extremo norte da Península Antártica.

No Planalto Antártico (altitude igual ou superior aos 2,5 mil metros), a temperatura mais alta, de 7 graus abaixo de zero, foi registrada em 28 de dezembro de 1980 na estação meteorológica automática (lugar D-80), situada no interior da Terra Adélia.

Já a temperatura mais baixa medida no solo, de 89,2 graus abaixo de zero, foi observada em 21 de julho de 1983 na estação Vostok, da Rússia. Esta é também a temperatura mais baixa já registrada no mundo.

"É possível, e certamente provável, que possam ocorrer e de fato tenham ocorrido extremos mais acentuados na região da Antártida", afirmou a OMM. A medição desses fenômenos é importante para entender padrões climáticos e diferenciar entre variações climáticas naturais e as provocadas pelos seres humanos, acrescentou a organização.

A Antártida, cuja superfície é de 14 milhões de quilômetros quadrados, aproximadamente duas vezes o tamanho da Austrália, é um território frio e com muito vento. A temperatura média anual oscila entre 10 graus abaixo de zero no litoral e 60 graus abaixo de zero nas zonas mais altas do interior.

A Península Antártica, cujo extremo noroeste se encontra perto da América do Sul, é uma das regiões do planeta que está se aquecendo rapidamente, subindo quase 3 graus nos últimos 50 anos, afirmou a OMM. Nesse período, quase 90% das geleiras do litoral ocidental da península retrocederam e, nos últimos 12 anos, muitas delas experimentaram um retrocesso acelerado.

AS/efe/afp/dpa/ots

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade