PUBLICIDADE

Climatempo

Região Nordeste - verão 2017

ZCIT volta a atuar forte

19 dez 2016 - 17h11
Compartilhar
Exibir comentários

O período chuvoso na Região Nordeste pode ser dividido em duas épocas. Na porção norte, entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão, o período preferencial de chuva é o verão e parte do outono. A chuva nesta parte do Nordeste é fortemente dependente da atuação da Zona de Convergência Intertropical que traz as grandes áreas de chuva.

Na porção leste, entre a Paraíba e o sul da Bahia, a época de chuva abundante normalmente é o outono e o inverno. Os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL) e frentes frias que avançam pela costa leste do Nordeste, pelo menos até o norte da Bahia, garante a chuva da porção leste da Região. A primavera é uma estação que marca o retorno da chuva sobre o interior da Bahia e na parte sul do Maranhão e do Piauí.

A Região Nordeste vem sofrendo com fracas estações chuvosas nos últimos quatro anos. A combinação de fenômenos como El Niño e uma situação de temperatura da água do oceano Atlântico desfavorável explicam os períodos chuvosos ruins. Um dos efeitos clássicos do El Niño no Brasil é a redução da chuva no Nordeste.

O ano de 2016 começou sob influência de um forte El Niño e com um quadro de temperatura da água do mar do Atlântico Norte desfavorável para a chuva no Nordeste, mas termina numa situação oposta: uma La Niña, que favorece a chuva, e uma situação de temperatura da água do Atlântico favorável.

Confira com o meteorologista Alexandre Nascimento a expectativa climática para o verão 2017 no Nordeste.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade