0

Produção orgânica pra valer

São cerca de mil hectares de acerola orgânica, esta que é a fruta da saúde, a super fruta geradora preciosa de quantidade substanciosa da vitamina C.

31 jan 2017
15h16
  • separator
  • 0
  • comentários

Na cidade de Ubajara - CE tem uma produção de acerola orgânica envolvendo uma fazenda empresarial, a Nutrilite, que junto com mais de cem parceiros integrado pela agricultura familiar, fazem um show da legítima e científica produção orgânica.

São cerca de mil hectares de acerola orgânica, esta que é a fruta da saúde, a super fruta geradora preciosa de quantidade substanciosa da vitamina C.

Os produtores podem obter nos picos máximos de produção até 60 mil kg por hectare da acerola, em tempos de média, 40 mil kg por hectare e sob efeitos ruins, de falta de água, seca, essa produção pode cair para 15 mil kg por ha. Mas mesmo assim, imaginem receber cerca de 3 reais por quilo produzido, mesmo sob as situações menos favoráveis de clima, isso significa um potencial faturamento bruto de 45 mil reais por hectare, e numa situação de produtividade ótima chegar até 180 mil reais por hectare.

Para os parceiros da agricultura familiar ali da Serra do Ibiapaba, no Ceará, uma opção de alta renda e um aprendizado fantástico de como produzir orgânicos com elevada tecnologia. O nordeste tem enfrentado seca nos últimos 5 anos, o açude esta com apenas 16% da sua capacidade, mas técnicas como irrigação por gotejamento, mecanização da colheita, produção de húmus, uma fábrica de minhocas, uso de defensivos biológicos, fazem com que a produção resista a crise climática.

Essa mesma acerola, quando transformada em pó vira um poderoso produto para vendas no exterior, em cápsulas. Um quilo da acerola em pó precisa de aproximadamente 20 quilos de acerolas verdes e se transformam em 14 mil reais, ou seja, 70 reais de matéria prima, geram 14 mil reais no valor agregado.

O Agronegócio não vive só das grandes culturas. A produção de acerola no Ceará, toda orgânica, é um espetáculo de ex assentados que formaram cooperativas e que estão ligados a uma processadora e exportadora desse pó, um pó saudável, produto benéfico para a nossa saúde.

José Luiz Tejon

Sócio Diretor da Biomarketing

Foto: Climatempo

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade