PUBLICIDADE

Climatempo

Previsão para o Carnaval 2017

Chuva vai para avenida também

22 fev 2017 - 17h48
Compartilhar
Exibir comentários

O "alá-lá-ô, que calor ô ô ô " dominou os dias pré-Carnaval, mas o bloco da chuva, dos raios e das trovoadas está de volta e disposto a desfilar por muitas ruas e avenidas.

O forte sistema de alta pressão atmosférica, que deixou grande parte do Sul e do Sudeste do Brasil sem chuva nas duas últimas semanas, enfraqueceu sobre o Brasil. Isto traz de volta as pancadas de chuva que vão refrescar o calorão, mas que em alguns momentos poderá cair forte e atrapalhar a folia.

Confira a tendência do tempo para o Carnaval 2017 com a apresentação de Paula Soares.

 

Como fica o Carnaval 2017 em cada Região do Brasil?

Região Sul

Faz calor durante todo o Carnaval no . O Rio Grande do Sul passa quase todo o Carnaval 2017 com muito sol. A chance de chover é baixa entre domingo e terça-feira. Santa Catarina tem pancadas de chuva e sol no fim de semana, mas partir de segunda-feira, a chance de chuva também é baixa.

Já no Paraná, o Carnaval 2017 será com sol, calor e pancadas de chuva com raios, em geral à tarde e à noite.

Tanto no Paraná como em Santa Catarina pode chover com moderada a forte intensidade.

Nas capitais, apenas Porto Alegre não deve ter chuva neste Carnaval e o calor será constante. Em Florianópolis pode chover forte no fim de semana, mas o sol deve predominar na segunda e na terça. Em Curitiba, pancadas de chuva todos os dias.

Região Sudeste

As pancadas de chuva voltam a ocorrer em todos os estados da e durante o Carnaval e vão aliviar o calor, mas por poucas horas. Mas a sensação de abafamento é que vai predominar. Só as cidades serranas terão temperaturas agradáveis e servem de opção para quem quer fugir do calorão.

No Espírito Santo, na região do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o Carnaval começa com sol forte e tempo seco. As pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde do domingo, mas sempre com a presença do sol.

As demais áreas de Minas Gerais, o estado do Rio de Janeiro e São Paulo passam os quatro dias de Carnaval com sol e muitas nuvens, calor e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de temporais especialmente no domingo, na segunda e na terça-feira.

A cidade de São Paulo pode ter chuva forte todos os dias do Carnaval. O risco de chover durante os desfiles é alto, especialmente na noite de sexta, noite do sábado e madrugada do domingo.

No Rio de Janeiro, o risco de chuva é médio a alto nos desfiles da noite do domingo e da noite da segunda. Pode chover forte nestes dias também à tarde.

Vitória terá várias horas com sol forte no Carnaval. As pancadas de chuva acontecem a partir da tarde entre o domingo e a terça-feira.

Belo Horizonte terá sol e pancadas de chuva à tarde e à noite no fim de semana. Mas na segunda e na terça-feira, o risco de chover forte é maior e a chuva pode cair também pela manhã.

Região Centro-Oeste

De forma geral, as condições para chuva aumentam no  no Carnaval, mas não há previsão de tempo chuvoso. Faz calor todos os dias e a sensação de abafamento continua grande.

Em Mato Grosso, a quantidade de nuvens e de pancadas de chuva será grande todos os dias, mas ocorrem períodos com sol. Pode chover forte principalmente à tarde e à noite durante todo o Carnaval.

Em Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, o sol aparece forte e por mais tempo no sábado de Carnaval. As pancadas de chuva com raios acontecem em geral à tarde e à noite. Pode chover forte.

Mas já no domingo, as áreas de instabilidade aumentam, o que vai fazer com que as pancadas de chuva fiquem mais frequentes e aconteçam em maior quantidade de áreas. O sol aparece nestes dias, mas em geral entre muitas nuvens. Pode chover forte.

Nas capitais, a chance de chover é alta em todos os dias. Em Cuiabá, as pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora. Em Campo Grande, em Goiânia e em Brasília, estas pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde no sábado de Carnaval, mas no domingo, na segunda e na terça-feira, pode chover já pela manhã. Há risco de chuva forte.

Região Nordeste

Todos os estados da  vão ter um pouco de chuva durante o Carnaval, mas a chuva não será prolongada e nem generalizada.

No fim de semana, a chance de chover é baixa no sertão, no nordeste da Bahia e na Chapada Diamantina. Mas a partir na segunda e na terça-feira de Carnaval há possibilidade de pancadas de chuva, mas com a presença do sol.

Na faixa litorânea do leste do Nordeste, o Carnaval será com sol e chuva rápida, mas que pode cair a qualquer hora. Não há expectativa de chuva forte.

No Maranhão, no Piauí, no oeste da Bahia e no norte do Ceará, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes e com raios. Há condições para chuva em todos os dias do Carnaval.

Nas capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal, os quatro dias do Carnaval devem ser com sol e chuva rápida. Não há expectativa de chuva forte que possa causar transtornos.

Nas capitais São Luís, Teresina e Fortaleza há risco de chuva moderada a forte e com raios no Carnaval, mas todos os dias terão períodos com sol.

Região Norte

Grandes áreas de instabilidade permanecem sobre o  durante os dias do Carnaval mantendo praticamente toda a Região com muitas nuvens e condições para pancadas de chuva frequentes. O estado de Roraima pode ter algumas pancadas de chuva, mas em geral à tarde e à noite, de forma rápida. Mas nos outros estados, a chuva pode cair forte e várias vezes ao dia, com raios e ventos fortes.

Toda a Região Norte permanece muito abafada. O sol deve aparecer em algumas horas, mas sempre junto de muita nebulosidade.

Há risco de chuva forte nas capitais Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco durante todos os dias do Carnaval.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade