PUBLICIDADE

Climatempo

Previsão de muita chuva para o Centro-Sul do país

29 ago 2016 - 10h42
Compartilhar
Exibir comentários

Análise das condições do tempo na última semana: Semana começou muito fria e terminou muito quente na maior parte do País.

*A última semana começou muito fria no Centro-Sul do país, com neve sendo registrada na serra gaúcha e catarinense no domingo (21), seguida de geada generalizada no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em grande parte do Paraná. Também houve registro de geada na Serra da Mantiqueira (SP), no sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Além do frio intenso sobre o Sudeste, Sul e Centro-Oeste, houve friagem no Norte.

* Na região Nordeste, o tempo ficou instável principalmente no litoral e nordeste baiano e na região do Recôncavo, com a chegada de uma frente fria e a intensificação dos ventos marítimos. Em algumas áreas, como em Maraú e Valença, os acumulados de chuva passaram dos 100 mm.

Embora a semana tenha começado com frio intenso sobre a maior parte do País, a massa de ar seco entrou em rápido aquecimento e garantiu um fim de semana ensolarado e com temperatura muito elevada no Centro-Sul do país. As máximas passaram dos 30 graus no Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Foto: Climatempo

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 22 e 28 de agosto.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana começou com muita chuva no Centro-Sul.

* A semana começou com tempo muito instável no Sul do país, em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso. Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica que está se aprofundando e se deslocando pelo Sul, vão provocar chuva forte e volumosa nesta segunda-feira. Amanhã, estas instabilidades dão origem a uma frente fria, que será reforçada pela chegada de outro sistema frontal a partir de quarta-feira, provocando chuva generalizada também sobre São Paulo. Também chove em Goiás, Minas Gerais no Rio de Janeiro.

Embora a semana comece com tempo bem instável, a partir de quarta-feira, uma massa de ar seco de origem polar vai avançar sobre o País e manter o tempo firme em quase todas as áreas do Centro-Sul. A temperatura cai, mas o frio não será tão intenso quanto o anterior.

* As instabilidades enfraquecem sobre o litoral do Nordeste nos próximos e a chuva deve acontecer de forma isolada e passageira. Os acumulados mais significativos ficarão concentrados no litoral de Alagoas e Pernambuco.

* No Norte, a chuva será frequente em Roraima.

 

Foto: Climatempo

 Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 30 de Agosto e 03 de Setembro.

* Setembro vai começar com tempo instável em boa parte do País. Volta a chover forte no Paraná, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso e Goiás.

 

Foto: Climatempo

Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 04 e 08 de Setembro.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade