PUBLICIDADE

Climatempo

Por que a costa leste do NE está com pouca chuva?

Veja o que esperar para os próximos meses

17 fev 2017 - 17h27
Compartilhar
Exibir comentários

A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - está mais ativa sobre o Brasil neste verão de 2017, se compararmos com os últimos quatro ou cinco anos. Estados da porção norte do Nordeste já tiveram vários eventos de chuvas fortes e volumosas especialmente na primeira quinzena de fevereiro, com a maior atividade da ZCIT. As chuvas fortes já ocorreram até no sertão da Paraíba e do Pernambuco, no oeste da Bahia, mas deficiência de água é muito grande e o quadro de seca ainda predomina sobre o Nordeste.

Mas a chuva da ZCIT não consegue chegar aos estados da porção leste do Nordeste. A maioria das áreas do Rio Grande do Norte, da Paraíba, do Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e de todo o leste e nordeste da Bahia tiveram pouca ou nenhuma chuva desde o começo do ano.

Foto: Climatempo

Está acontecendo algo de errado? Climatologicamente não tem nada de errado. Não é época de chuva no leste do Nordeste. O período chuvoso do leste do Nordeste é o outono e o inverno.

Mas atualmente há uma condição oceânica especial que está desfavorecendo a chuva no leste do Nordeste: a água do oceano Atlântico Sul está com temperatura abaixo do normal.

No mapa acima, a mancha azul sobre o mar na costa leste do Nordeste representa a porção de água onde a temperatura está abaixo da média normal, para esta época do ano.

O meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento explica as causas da falta de chuva no leste do Nordeste e o que se pode esperar para os próximos meses.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade