PUBLICIDADE

Os produtores rurais brasileiros merecem respeito.

O artista Chico Cesar está numa encrenca federal com o Agronegócio...

27 jul 2016 - 13h40
Compartilhar
Exibir comentários

O artista Chico César está numa encrenca federal com o Agronegócio...

Sua música Reis do Agronegócio trata os produtores rurais como envenenadores, como exploradores, poluidores... "De cada palmo de terreno e maldosos perseguidores dos oprimidos, e dos pequenos produtores".

Nessa melodia, num estilo típico musical de Bob Dylan - cantor country e folk americano, que já teve a sua musica "Blowing in the wind" utilizada positivamente como tema do cooperativismo norte americano - Chico César numa longa letra que toma mais de 10 minutos, trata o Agronegócio como coisa do demônio, e chega a dizer  ao final "eu me alegraria se morresse esse sistema que causa tanto trauma". Encontramos versões da letra na cifra club, por exemplo, em que a letra chega a dizer abre aspas  " que a mim não me faria falta se vocês morressem".

"Que a mim não me  faria falta se vocês morressem, saibam vocês. que não me causaria nenhum trauma...".

Provavelmente alguém mandou substituir se vocês morressem por se morresse esse sistema, para ficar um pouco menos mortal a infeliz letra.

Essa música foi criada no ano passado, mas foi apresentada na semana passada no Programa da Fátima Bernardes, que por ironia do destino, é garota propaganda da Seara, exatamente uma dessas organizações do Agronegócio odiada na musica de Chico ée foi devidamente aplaudido ao final com emoção dos presentes, incluindo a própria Fátima, que com certeza ignorava a dimensão dessa agressão.

A letra da música associa o Agronegócio ao latifúndio explorador, a velhos modelos de coronéis e barões numa visão típica dos filmes de "jeca tatu", e do cangaço...

Chico César ignora os milhões de produtores cooperados, por exemplo, que exatamente por poderem usar tecnologia e conhecimento, negociam seus produtos com acesso ao mercado e são bem sucedidos.

Agronegócio significa uma visão da produção originada no campo, que se faz num sistema que envolve ciência e tecnologia do antes da porteira, e pós porteira das fazendas. Com a agroindústria, processamento, comércio e serviço.

O agronegócio serve ao micro, pequeno, médio e grande produtor.

Generalização, eliminação e distorção são técnicas de manipulação de massas utilizados pela propaganda nazista e comunista. Nada recomendável para um artista.

Viva a música boa, viva o Almir Sater,  Renato Teixeira, Sergio Reis, Carlinhos Brown. Essa  do Chico César está mais pra Nero Cesar colocando fogo em Roma, do que para Chico ajudando o Brasil.

Os produtores rurais brasileiros merecem respeito.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade