PUBLICIDADE

Climatempo

Onde vai chover mais no Sudeste?

Saiba quando chegará a próxima frente fria

22 dez 2016 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

Depois da chuvarada de novembro e da primeira quinzena de dezembro, a quantidade de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva diminuíram bastante sobre a maioria das áreas da  do Brasil nas vésperas do início do verão. Os temporais e a maior densidade de nuvens ficaram concentrados sobre São Paulo nos últimos dias e causaram o transbordamento de córregos na .

A redução da chuva e da nebulosidade no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e sobre Minas Gerais fez com que o calor naturalmente aumentasse. A  tem registrado cerca de 35°C nos últimos três dias. Aliás, o estado do Rio ficou entre os locais mais quentes do país na primeira tarde do verão 2016/2017. Cidades do norte de Minas Gerais e do sul do Espírito Santo registraram 34°C.

Foto: Climatempo

ASAS influencia o Sudeste

A imagem de satélite mostra a distribuição da nebulosidade sobre a Região Sudeste às 14h do dia 22 de dezembro. A maior quantidade de nuvens estava sobre São Paulo e esta situação vem sendo observada nos últimos três dias.

Foto: Climatempo

A menor quantidade de nuvens sobre o Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro é o efeito da influência da Alta Subtropical do Atlântico Sul - ASAS, um grande sistema de alta pressão atmosférica que faz parte da circulação geral da atmosfera.

A ASAS começou a atuar com mais força sobre o Sudeste nos últimos dias e foi isto que causou a diminuição da nebulosidade e da chuva. Até o sábado, 24, este sistema ainda terá bastante influência na distribuição da chuva, que deve continuar concentrada em São Paulo. Mas a partir do domingo a situação começa a mudar.

Como vai fica o tempo no fim de semana do Natal e o primeiro do verão? Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim.

 

Frente fria no fim de 2016

A última frente fria de 2016 deve ter força para chegar ao  aumentando as condições para chuva na Região. Mas isto só deve ocorrer depois do dia 27 de dezembro.

Os mapas mostram a estimativa de chuva para os próximos 10 dias na Região Sudeste. O aumento da chuva no segundo mapa já é a influência da última frente fria de 2016.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade