PUBLICIDADE

Nordeste tem mais chuva esta semana

Chove forte no Ceará

27 fev 2017 - 13h21
Compartilhar
Exibir comentários

Voltou a chover sobre o Ceará e alguns municípios registraram chuva forte, com acumulados acima de 30 mm em 24 horas.

Pela medição da FUNCEME - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - dos 86 postos de coleta de chuva monitorados, 76 informaram alguma chuva. O maior volume de chuva entre 7 horas do dia 26 e 7horas de 27 de fevereiro foi de 75,0 mm, no município de Granja, posto Timonha.

 

Foto: Climatempo

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ganhou força novamente na costa norte do Nordeste e nuvens carregadas se espalharam por toda a região entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. Nas , as manchas vermelhas e em azul claro representam nuvens que podem conter raios e com potencial para chuva moderada a forte.

Foto: Climatempo

Semana com chuva no Nordeste

A presença da ZCIT na costa norte do Nordeste será sentida por toda a semana. O ar úmido entra pelo interior e facilita a formação de muitas nuvens. Até o fim da semana,. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais, mas infelizmente a chuva não será generalizada e não vai beneficiar todas as áreas secas do Nordeste.

O mapa mostra uma estimativa da quantidade de chuva que poderá cair sobre o Nordeste entre 28 de fevereiro e 4 de março de 2017. Os maiores totais neste período de 5 dias são representados pelas manchas em verde.

Foto: Climatempo

 Chuva de fevereiro próxima da média em parte do Ceará

Embora de fora irregular e ainda não generalizada sobre o Ceará, a chuva de fevereiro teve um desempenho satisfatório em muitas áreas do estado. Em várias áreas do centro-norte do Ceará, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva acumulado do dia 1 até 9h do dia 27 de fevereiro estava próximo da média normal para o mês de fevereiro. Em alguns locais, a chuva já superava a média. É o caso de , onde já choveu aproximadamente 170mm e a média de chuva fica em torno dos 100 mm. Em  choveu quase 190 mm e a média é de aproximadamente 90 mm.

Foto: Climatempo

Em , a segunda-feira de Carnaval começou com chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 14,4 mm de chuva entre 9h do dia 26 e 9h de 27 de fevereiro. O total acumulado em 27 dias foi quase 197 mm e está apenas 9% abaixo da média normal (1961-1990) que é de aproximadamente 216 mm de chuva.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade