PUBLICIDADE

Noite com risco de temporais em SP

Ar fica abafado

2 mar 2017 - 07h48
(atualizado em 6/3/2017 às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Noite com temporais em SP

 Nuvens bastante carregadas continuam espalhadas sobre o estado de São Paulo na noite desta quinta-feira e provocam temporais em diversas regiões do estado.

Uma área de chuva forte que atingia a região de Campinas por volta das 18h avança para a Grande São Paulo e o tempo fica instável. Pode chover forte também na capital.

Foto: Climatempo

Chove forte em SP

Áreas de instabilidade se intensificam sobre São Paulo e nuvens carregadas crescem em várias regiões do estado provocando fortes pancadas de chuva nesta quinta-feira, 2 de março.

Em Ourinhos, na divisa com o Paraná, choveu quase 28 mm entre 10h e 12h, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Na Grande São Paulo, as áreas de chuva se espalhavam rapidamente no começo da tarde e aumentavam de intensidade. Pouco antes das 14h chovia com moderada a forte intensidade em bairros da zona norte (Vila Guilherme), de Guarulhos, Mairiporã, Itaquaquecetuba e Santa Isabel.

Foto: Climatempo

Barra do Turvo registra maior chuva/24h no BR

Estas áreas de instabilidade começaram a ganhar força já noite de ontem no sul do estado, onde choveu muito forte. Em Registro, o acumulado foi de 46,4 mm entre 21h de ontem e 1h da madrugada de hoje. Em Barra do Turvo choveu 81,8 mm entre 9h de ontem e 9h de hoje. Este foi o maior volume de chuva no Brasil neste período de 24h, segundo o INMET.

Madrugada mais quente do ano em São Paulo

Março começou abafado em São Paulo. A madrugada desta quinta-feira, 2, foi a mais quente do ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 22,2°C. Este é o novo recorde de maior temperatura mínima na capital paulista este ano. O recorde anterior era 22,0°C no dia 5 de janeiro.

Nebulosidade na madrugada

Além do ar quente que tem estado por todo o estado de São Paulo, a grande quantidade de nuvens que ficou sobre a região da capital paulista na noite desde a noite de ontem e na madrugada desta quinta-feira foi um fator importante para aumentar a temperatura. A nebulosidade impediu a perda de calor e funcionou como um cobertor.

Tempo mais instável

Nesta quinta-feira a circulação de ventos está trazendo mais umidade para o estado de São Paulo, o que favorece a formação de áreas de instabilidade. Muitas áreas paulistas já tiveram chuva de forma isolada nesta manhã.

Por volta das 9h30, os radares meteorológicos já registravam chuva na região de Cajamar e de Santana de Parnaíba.

Foto: Climatempo

No decorrer do dia ainda ocorrem bons períodos de sol em todo estado e o ar fica bastante abafado. Entre a tarde e a noite nuvens carregadas se formam e provocam pancadas de chuva de forma mais generalizada . Além da chuva ser mais duradoura, há expectativa para temporais, inclusive na .

Tendência

 Por causa do forte bloqueio ocasionado pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), as frentes frias do mês de fevereiro foram desviadas para alto-mar e não conseguiram chegar ao estado de São Paulo. Sem ar polar, com pouca chuva e sol em excesso, a temperatura ficou acima do normal. 

Março também começou quente, mas já não existe a situação de bloqueio atmosférico para barrar a passagem das frentes frias. Assim, as frentes frias voltam a avançar pelo costa do Sul e do Sudeste do Brasil já na primeira quinzena de março, estimulando o aumento da nebulosidade e da chuva. Mais nuvens, chuva e um pouco de ar polar fazem o calor diminuir.

Esta semana vai terminar diferente dos últimos dias. Muitas áreas de instabilidade vão atuar sobre o estado de São Paulo e as condições de chuva ainda serão altas nesta sexta-feira. Todas as regiões paulistas continuam sujeitas à temporais.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade