PUBLICIDADE

Climatempo

Muita chuva para o RJ e Zona da Mata de MG

Cavado e frente fria influenciam o Sudeste

17 jan 2017 - 14h28
Compartilhar
Exibir comentários

As áreas de instabilidade que já estão sobre a Região Sudeste do Brasil serão reforçadas nos próximos dias pela presença de um cavado e de uma frente fria no mar.

Por causa da passagem de um grande cavado na altitude aproximada de 6 mil metros e de uma frente fria, as áreas de instabilidade que já estão sobre parte da Região Sudeste vão se intensificar nos próximos dias provocando

Foto: Climatempo

Os maiores volumes de chuva são esperados para a região entre a Grande , a Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais e para o estado do Rio de Janeiro. A região da Zona da Mata Mineira e a Região Serrana do Rio de Janeiro poderão acumular cerca de 200 mm de chuva em 5 dias, o que representa um volume de chuva extremamente elevado.

Como já choveu forte nos últimos dias nestas áreas, o solo já está com muita água e o nível do rio está alto. Por isso, a situação nos próximos dias é bastante preocupante, pois aumenta o risco de deslizamento de terra e de transbordamento de rios.

diariamente.

Foto: Climatempo

As áreas de instabilidade não ganham forma sobre o Espírito Santo e nem sobre a região do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha. Nestas regiões, pouca chuva está sendo esperada para os próximos cinco dias.

A frente fria avança pelo mar e nesta quarta-feira já atinge o litoral sul do estado de São Paulo. Na quinta-feira, esta frente fria alcança a o litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Na sexta-feira, esta frente fria se afasta ainda mais em alto-mar.

O cavado avança da Região da Sul e entre os dias 18 e 21 de janeiro se desloca entre São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

O cavado é uma região na atmosfera onde o fluxo de ar e os ventos tendem a fazer um movimento ciclônico, no sentido horário. Na atmosfera, cavados podem ocorrer em diversos níveis de altitude e como as áreas de baixa pressão atmosférica, concentram umidade e calor potencializando a formação de nuvens carregadas e de áreas de instabilidade. Mas um cavado não está associado a uma massa de ar polar, como ocorre com toda frente fria.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a chuva volumosa esperada para parte do Sudeste do Brasil nos próximos dias.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade