PUBLICIDADE

Mais chuva para MG, RJ e ES

Circulação ciclônica influencia o Sudeste

27 fev 2017 - 15h24
Compartilhar
Exibir comentários

Temporal na Grande Belo Horizonte

 Nuvens bastante carregadas voltaram a se formar sobre a Grande Belo Horizonte provocando temporais na segunda-feira de Carnaval. O aeroporto de  registrou rajadas de 68 km/h às 13h10 e às 13h24. O aeroporto internacional de Confins e várias áreas da cidade de  também estavam debaixo de chuva e trovoadas por volta das 13 horas.

 Voltou a chover no fim de semana de Carnaval por praticamente todas as regiões de Minas Gerais e em vários locais a chuva caiu forte. Em Itabira, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou de 73,0 mm a quase 90,0 mm de chuva entre 14h do dia 26 e 14h de 27 de fevereiro. No mesmo período choveu quase 72 mm em .

Em Belo Horizonte também teve fortes pancadas de chuva no domingo de Carnaval.

Foto: Climatempo

Mais chuva

A circulação dos ventos sobre o Sudeste do Brasil está . Mais nuvens se formam sobre estes estados nesta terça-feira e as condições para chuva também são maiores.

A terça-feira de Carnaval será marcada por tempo abafado na . O sol aparece forte no estado de São Paulo e só deve chover a partir da tarde, de forma rápida. Mas Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo terão muitas nuvens o dia todo e as condições para chuva são maiores do que para São Paulo.

Pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer principalmente à tarde e a noite em Minas, no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo e há risco de temporais. Pode chover forte também nas capitais nesta terça-feira.

Baixa pressão no mar

O ar continua bastante quente úmido sobre a Região Sudeste, o que naturalmente favorece a formação das nuvens de chuva. Mas a circulação c. Esta circulação no sentido horário atua no interior da Região Sudeste e força a concentração de umidade e o crescimento de grandes nuvens.

Além disso, a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o mar, entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina, facilita o desenvolvimento de nuvens carregadas nas áreas próximas do litoral. .

Foto: Climatempo

No decorrer da quarta-feira, a circulação ciclônica sai do interior da Região Sudeste e um sistema de alta pressão volta a ganhar força. As áreas instabilidade enfraquecem também sobre o Espírito Santo, sobre o Rio de Janeiro e sobre Minas Gerais e a nebulosidade diminui. O sol aparece forte e por mais tempo novamente, mas as pancadas de chuva vão continuar à tarde e à noite.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade