PUBLICIDADE

Litoral norte do NE terá mais chuva

Fortaleza já atingiu 27% da média de março

3 mar 2017 - 15h00
(atualizado em 6/3/2017 às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de março começou com muita chuva em , no Ceará. Há três dias o tempo segue instável com pancadas de chuva sobre o estado. A (ZCIT) é a principal responsável por esse aumento da instabilidade.

O volume de chuva em Fortaleza chegou a 44,4 mm entre às 9 horas de quinta (2) e às 9 horas desta sexta-feira (3), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Nos três primeiros dias de março, o total já alcança 91 mm, ou 27% da média histórica do mês, que é de 339 mm. Março é normalmente um mês de bastante chuva na capital.

Foto: Climatempo

Os acumulados também surpreenderam em outros municípios do Ceará no mesmo período de 24 horas.  registrou 60 mm, o maior volume de chuva do Brasil no período. Em  choveu 40,5 mm e em  30,4 mm

O litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba também foi beneficiado pela chegada de áreas de instabilidade vindas do mar.  Entre quinta e sexta-feira, o INMET registrou 73,7 mm em  e 21,6 mm em .

Litoral norte com mais chuva nos próximos dias  

A ZCIT ainda vai influenciar a costa norte do Nordeste durante o fim de semana e o começo da semana que vem. O litoral do Ceará, inclusive Fortaleza, continua com chuva frequente e que pode ser forte.

O litoral do Maranhão e do Piauí também vai receber mais instabilidades associadas à ZCIT e as pancadas de chuva continuam. Já no Rio Grande do Norte a chuva diminui. Os volumes estimados entre a costa do Maranhão e do Ceará devem variar entre 50 a 70 mm nos próximos cinco dias.

Ar seco vai predominar na Bahia   

No estado da Bahia o ar seco ainda vai predominar por mais alguns dias. Um sistema de alta pressão atua sobre a região e vai impedir a formação das nuvens de chuva. O sol forte, o calor intenso e o tempo firme vão marcar os dias pelo menos até o meio da semana que vem.

Veja no Agroclima

Confira no mapa a chuva estimada para todo o Nordeste até o dia 8 de março:

 

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade