PUBLICIDADE

Litoral do Sul tem chuva e mar agitado

Saiba quando a chuva aumenta no interior

20 mar 2017 - 18h16
Compartilhar
Exibir comentários

O outono começou com mar agitado e muitas nuvens no litoral da Região Sul do Brasil. O ciclone extratropical que provocou a elevação das ondas já se afastou totalmente em alto-mar. A altura das ondas começa a baixar no litoral da Região Sul nesta terça-feira, mas o mar ainda fica agitado. No decorrer da semana, as ondas e a agitação diminuem cada vez mais.

O que influencia o Sul do Brasil nos próximos dias é circulação dos ventos de uma massa de ar origem polar, moderada a forte para esta época do ano, que deve se deslocar lentamente pela costa da Região Sul.

Foto: Climatempo

Instabilidade no litoral

Os ventos persistentes e moderados desta massa de ar polar vão forçar a formação de novas áreas de instabilidade no litoral da Região Sul. As nuvens de chuva já eram observadas nesta segunda-feira e vão continuar espalhadas pelo litoral da Região Sul nos próximos dias. Na imagem de satélite, as nuvens aparecem como manchas amareladas.

Foto: Climatempo

Até a quarta-feira, a previsão é de que a chuva no litoral da Região Sul ocorra de forma fraca a moderada, mas a qualquer hora. Porém, a partir da quinta-feira, estas áreas de instabilidade se intensificam e há risco de chuvas fortes e raios especialmente no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Nas capitais,  passa toda a semana com condições para chuva. Em , as pancadas de chuva recomeçam na quarta-feira e em  deve voltar a chover só a partir de quinta-feira.

Pouca chuva no interior

Quase todo o . As condições para chuva aumentam só a partir de quinta-feira, quando novas áreas de instabilidade vindas da Argentina começam a se espalhar sobre o Sul. A semana termina risco de pancadas de chuva e raios nos três estados.

O mapa mostra a estimativa de chuva para a Região Sul para 5 dias, até 25 de março. Os maiores volumes previstos podem chegar a 50 mm no litoral.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade