PUBLICIDADE

Litoral do Sudeste em alerta

Confira a previsão de ondas para o fim de semana

2 dez 2016 - 12h25
Compartilhar
Exibir comentários

O mar volta a ficar muito agitado em parte do litoral da Região Sudeste do Brasil entre o domingo, 4, e a segunda-feira, 5 de dezembro. A agitação marítima será provocada pela passagem de um centro de baixa pressão atmosférica moderada a forte, pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre a madrugada do dia 4 e a noite no dia 5 de dezembro. No decorrer do dia 6, terça, a baixa pressão se afasta em alto-mar e agitação marítima enfraquece gradualmente.

A agitação marítima causada por este centro de baixa pressão fica bastante concentrada no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro tendo efeito suavizado no litoral do Espírito Santo e quase nenhum efeito no litoral da Região Sul.

No vídeo, a meteorologista Josélia Pegorim mostra o deslocamento do centro da baixa pressão que será o interior do continente para o litoral.

Por isso, o primeiro fim de semana de dezembro de 2016 é com alerta para muita chuva e risco de enchente e deslizamentos no interior da Região Sudeste e também de mar muito agitado, o que não é comum nesta época.

Foto: Climatempo

Para o sábado, 3 de dezembro, não há alerta. As ondas ficam pequenas no litoral da Região Sudeste, variando de 0,5m a 1,0m, com ondulação de sudeste

A agitação começa e se espalha rapidamente no domingo, 4 de dezembro, quando são esperadas ondas de até 2,5 m pela manhã no litoral sul de São Paulo e na Baixada Santista, mas baixando no decorrer da tarde e noite. Há risco de ressaca.

No litoral norte de São Paulo, as ondas podem chegar a 1,0m pela manhã, mas o mar fica muito agitado à tarde e à noite com ondas de até 2,0 a 3,0m. Há risco de ressaca

No litoral sul do Rio de Janeiro, na região de Paraty e Angra dos Reis, o mar sobe rápido à tarde e as ondas podem chegar a 3,0m. No litoral entre a cidade do Rio e Arraial do Cabo, a agitação mais intensa será sentida na noite do domingo, com ondas que podem alcançar de 3,0 a 3,5m. Há risco de ressaca

Tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, a direção preferencial das grandes ondas será de sudeste.

O litoral norte do estado do Rio de Janeiro e o litoral do Espírito Santo não devem sentir alterações relevantes no mar durante o dia 4 de dezembro.

No dia 5 de dezembro, segunda-feira, o litoral de São Paulo volta a ter ondas em torno de 1,0m, com picos de até 1,5m no litoral norte.

No litoral sul do Rio de Janeiro, ondas de até 1,5m na madrugada e manhã, baixando à tarde.

Na região da cidade do Rio, ondas de 1,5m a 2,0m na madrugada e manhã, baixando à tarde.

Na região dos Lagos, a partir de Saquarema,  até o cabo de São Tomé, no litoral norte fluminense, o mar fica muito agitado na madrugada e manhã da segunda-feira, 5, com risco e ressaca e ondas de 3,0m a 3,5m. As ondas vão diminuindo no decorrer da tarde.

No litoral do Espírito Santo, as ondas aumentam um pouco no decorrer do dia 5 de dezembro, mas não há risco de ressaca. As ondas devem alcançar no máximo 1,5m a 2,0m.

No decorrer do dia 6 dezembro, as ondas baixam ainda mais com o afastamento da baixa pressão.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade