PUBLICIDADE

Climatempo

Litoral do MA: quase 150 mm em 12h

Parte do Nordeste ainda tem chuva forte

13 fev 2017 - 11h56
(atualizado às 15h05)
Compartilhar
Exibir comentários

 Litoral do MA: quase 150 mm em 12h

As áreas de instabilidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical provocam muita chuva no litoral do Maranhão nesta segunda-feira, 13. Entre 2 horas da madrugada e 14 horas choveu 147,0 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

A chuva forte e volumosa é comum nesta época no litoral do Maranhão

Foto: Climatempo

A população de diversas áreas do Nordeste certamente está comemorando a chuva forte que caiu no fim de semana. Especialmente o Maranhão, o Piauí, o Ceará e o Rio Grande do Norte receberam chuva torrencial e com grandes volumes acumulados.

Em , no interior do Rio Grande do Norte, chamou a atenção o volume de chuva de quase 188 mm, que caiu entre às 9 horas de sábado (11) e às 9 horas de domingo (12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Nesta segunda-feira (13), a chuva continua forte em muitas áreas. Só entre a madrugada e a manhã, das 3 às 9 horas (horário local), já foram acumulados 85,4 mm no Farol Preguiças, no litoral do Maranhão. Em , no Piauí, choveu 51,8 mm entre a madrugada e às 9 horas. Todos os dados são do INMET.     

Foto: Climatempo

Hoje, o Maranhão e o Piauí, são os estados do Nordeste que mais vão receber chuva. O tempo permanece instável e há previsão de chuva forte ainda com expectativa de grandes acumulados. O Ceará e o centro-oeste da Bahia também terão pancadas de chuva com raios, porém mais localizadas.

A imagem de satélite mostra a grande quantidade de instabilidade ainda espalhada pela Região Nordeste:

Foto: Climatempo

Tendência de chuva para a semana 

As condições de chuva ainda serão altas sobre o Maranhão, Piauí e Ceará nos próximos dias. A chuva frequente, pode ser forte em alguns momentos e ainda há chance de grandes acumulados. 

A partir de quinta-feira (16), a frequência da chuva diminui pelo interior do Nordeste, com o avanço de uma nova massa seca. Ainda vão acontecer pancadas de chuva resultado do calor, mas os volumes não serão tão elevados como neste início de semana. 

Confira os maiores volumes de chuva no Nordeste em 24 horas: 

Municípios do Maranhão, do Piauí, do Ceará e do Rio Grande do Norte foram os que mais tiveram chuva entre às 9 horas de domingo e às 9 horas desta segunda-feira (13) segundo o INMET. 

Farol Preguiças (MA) 85,4 mm

Carolina (MA) 64,4 mm

Barra do Corda (MA) 61,1 mm 

Caxias (MA) 56 mm 

Teresina (PI) 51,8 mm

Calcanhar (RN) 34,6 mm 

Barbalha (CE) 30mm

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade