PUBLICIDADE

Climatempo

Instabilidade passa devagar sobre SP

Chuva aumenta nesta quinta

18 jan 2017 - 23h46
Compartilhar
Exibir comentários

Grandes áreas de instabilidade se espalham sobre o estado de São Paulo no decorrer desta quinta-feira e provocam mais chuva por todas as regiões paulista. A chuva pode cair em forma de fortes pancadas com raios e trovões, que deixam grandes acumulados de chuva em poucas horas, mas também pode ocorrer chuva prolongada, moderada e sem raios.

Estas áreas de instabilidade se deslocam devagar sobre o estado de São Paulo e por isso espera-se que chova muito nesta quinta-feira, mas também durante a sexta-feira. A chuva deve enfraquecer bastante no fim de semana, já durante o sábado.

Nesta quinta-feira, com a grande quantidade de nuvens e a chuva, a temperatura não fica muito elevada.

 

Foto: Climatempo

Perigos da chuva excessiva

choveu muito sobre o estado de São Paulo nos últimos 4 dias elevando perigosamente o nível de rios e córregos. Vários rios já transbordaram no interior paulista e o risco de transbordamento permanece alto nas próximas 48h por causa da continuidade da chuva.

A população deve ficar atenta para alagamentos nos centros urbanos.

Com toda a chuva que já caiu nos últimos dias, os solos já absorveram muita água e muitos terrenos estão encharcados. Daqui para frente, o risco de deslizamento de terra e queda de barreiras em morros nas cidades e nas encostas das regiões serranas é alto.

Se você mora em área de risco para enchente ou deslizamento, fique atento para qualquer movimentação de terra! Chame a Defesa Civil de sua cidade e siga as orientações para se proteger!

Nas estradas, muita atenção com a chuva que reduz a visibilidade e longos trechos com pistas molhadas. Se a chuva estiver muito forte, pare em lugar seguro! Espere a chuva diminuir de intensidade.

Grande SP

Na

Por causa do grande volume de chuva que já caiu nos últimos dias, o nível dos rios e córregos está elevado e devem subir mais no decorrer desta quinta-feira.

Vários trechos do rio Tietê alcançaram a cota de atenção nesta quarta-feira, mas com a previsão de mais chuva, não se pode descartar a possibilidade do rio Tietê subir para níveis perigosos. Vários  córregos podem voltar a transbordar até a sexta-feira.

Chuva da quarta-feira, 18, causou alagamentos  na cidade de São Paulo

Foto: Climatempo

Quanto choveu em SP?

Nos últimos 4 dias, o estado de São Paulo foi um das regiões onde mais choveu no Brasil. Em muitas áreas do estado o acumulado de chuva em 96h supera os 150 mm, o que em várias regiões equivale a mais da metade da média de chuva para janeiro, historicamente o primeiro ou o segundo mês com maior média de chuva na escala anual.

O mapa mostra a climatologia de chuva para janeiro na Região Sudeste do Brasil. Para a maioria das áreas do estado de São Paulo, a média de chuva histórica de 30 anos varia de 200 a 250 mm. No extremo norte do estado e em áreas do litoral, esta média supera os 300 mm.

Foto: Climatempo

A tabela mostra os municípios e locais onde choveu 150 mm ou mais em 96 horas, conforme medição dos pluviômetros monitorados pelo CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

Foto: Climatempo

Veja outros volumes de chuva

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade