PUBLICIDADE

Há um ano Brasil vivia calor e frio históricos

Relembre o frio e o calor de abril de 2016

22 abr 2017 - 00h02
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de abril de 2016 teve eventos meteorológicos extremos no Brasil. Um forte bloqueio atmosférico foi estabelecido mantendo o ar polar afastado não apenas do Brasil, mas do centro-norte da Argentina e do Uruguai.

O ar polar ficou represado sobre o sul da Patagônia por vários dias. Mas a atmosfera não fica parada e aos poucos o movimento atmosférico natural foi modificando a situação e o bloqueio atmosférico finalmente foi rompido no fim de abril de 2016. Para que isto ocorresse foi preciso a entrada de uma massa de origem polar especial, muito forte.

Há um ano, no final de abril de 2016, tivemos a entrada de uma massa de ar de origem polar extremamente forte sobre o Brasil que fez a temperatura baixar muito no centro-sul do país e também no sul da Amazônia. A virada de abril para maio de 2016 foi marcada por um frio intenso que bateu recordes para abril em vários anos. Mas o mais interessante foi o super contraste de temperatura em relação ao que predominou em abril de 2016. Foi um mês marcado por extremos de calor no Brasil, com recordes históricos de calor sendo batidos em várias capitais. Foi um dos meses mais quentes há registrados no planeta Terra.

Relembre algumas notícias sobre o frio e o calor excepcionais de abril de 2016

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade