PUBLICIDADE

Climatempo

Furacão Matthew tem ventos acima de 200 km/h

Tempestade passa sobre a Jamaica na segunda

30 set 2016 - 21h56
Compartilhar
Exibir comentários

O mar do Caribe permanece em alerta máximo por causa do furacão Matthew. Sua rápida intensificação surpreendeu na sexta-feira, 30 de setembro. De manhã, era um furacão simples. No meio da tarde passou a ser um furacão "major" de categoria 3 na escala Saffir-Simpson que vai de 1 a 5, e no fim da tarde já era um categoria 4, com ventos de aproximadamente 240 km/h.

Foto: Climatempo

Os meteorologistas do Centro da Nacional de Furacões dos Estados (NHC, na sigla em inglês) acreditam que a intensidade de Matthew tenha variações durante o fim de semana, mas se mantenha como um forte e perigoso furacão pelo menos até o domingo, 2 de outubro. Matthew se desloca sobre a porção central do Caribe neste sábado, com previsão de atingir a Jamaica no domingo.

O governo da Jamaica já emitiu alerta sobre o furacão Matthew. O último furacão que passou sobre a Jamaica foi o Sandy, em setembro de 2012, que teve categoria 1 na região da Jamaica.

Gilbert, em setembro de 1988, foi o último grande furacão a atingir a Jamaica. Este furacão passou sobre o país com variação entre as categorias 3 e 4 na escala Saffir-Simpson que vai de 1 a 5.

Foto: Climatempo

Ventos com mais de 200 km/h

Às 21 horas, em Brasília, Matthew tinha ventos constantes de quase 240 km/h, com rajadas maiores. Seu olho estava bem organizado e visível. Um avião especial de reconhecimento especial da Força Aérea dos Estados Unidos sobrevoou o sistema e fez medidas apuradas. A pressão mínima no centro da baixa pressão era de 945 hPa.

A velocidade de deslocamento de Matthew diminuiu muito nas últimas 24 horas. O furacão agora se movimenta devagar, com cerca de 15 km/h, o que faz que sua chuva torrencial e sua ventania persistam por mais tempo numa mesma área.

Foto: Climatempo

A projeção de deslocamento indica que Matthew passará sobre a Jamaica na segunda-feira, 3 de setembro, sobre o sul de Cuba na terça, 4, e sobre as Bahamas na quarta-feira, 5 de outubro. O furacão deve enfraquecer sobre a região de Bahamas.

Previsões de modelos numéricos mostram Matthew passando muito perto da costa leste da Flórida no dia de 5 de outubro, mas enfraquecido.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade