PUBLICIDADE

Climatempo

Furacão Matthew se fortalece e avança para Jamaica

Ventos passam de 160 km/h

30 set 2016 - 11h14
Compartilhar
Exibir comentários

O furacão Matthew, que começou a se organizar no dia 27 de setembro, se fortaleceu nas últimas 24 horas e se movimenta na porção sul do mar do Caribe. A pressão atmosférica mínima caiu mais e o ventos continuam aumentando. A região de Aruba e áreas do litoral no extremo norte da Venezuela e da Colômbia sentiam na manhã desta sexta-feira, 30 de setembro, as fortes chuvas provocadas pelo furacão.

Foto: Climatempo

O boletim meteorológico das 12 UTC (9 horas  em Brasília) do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em Inglês) informava que o centro furacão Matthew estava a 210 km de Punta Gallinas, no litoral no extremo norte da Colômbia e a 840 km de Kingston, a capital da Jamaica.

Foto: Climatempo

A pressão mínima da baixa pressão de Matthew estava em 971 hPa e os ventos constantes medidos por um avião de reconhecimento de furacões foi de 165 km/h. O sistema se deslocava para oeste/sudoeste com velocidade de 22 km/h, valor menor do que nas últimas 48 horas.

O NHC prevê que o furacão Matthew se fortaleça ainda mais dentro das próximas 24 horas e ainda nesta sexta-feira poderá se atingir a categoria de furacão "major", denominação para grandes furacões.

 A projeção de deslocamento de Matthew continua sendo em direção à Jamaica, onde deve chegar na segunda-feira e depois passando pelo sul de Cuba na terça-feira, 4 de outubro.

Foto: Climatempo

Na previsão extendida, o furacão Matthew deve passar ao lado da Flórida, na costa leste do estado norteamericano no decorrer da próxima semana.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade