PUBLICIDADE

Frio retorna ao Sul

Mas a semana ainda começa quente

8 abr 2017 - 17h35
(atualizado em 9/4/2017 às 20h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O sistema de baixa pressão que já provocou temporais na tarde de hoje no oeste do Rio Grande do Sul deve se intensificar ainda mais neste domingo (9), e dará origem a uma nova frente fria. O domingo ainda será abafado para os gaúchos, mas na segunda-feira, com o lento avanço da frente fria pelo estado, as temperaturas finalmente começam a cair. Em Uruguaiana a temperatura deve diminuir ao longo do dia, e a máxima na segunda-feira será "invertida", ou seja, com a maior temperatura do dia sendo registrada logo pela manhã e a menor no fim da noite. Em contrapartida, no leste do Rio Grande do Sul a segunda-feira será marcada pelo forte abafamento causado pela pré-frontal, que é o aquecimento provocado logo antes da passagem de uma frente fria. Porto Alegre tem máxima prevista de 32°C na segunda-feira.

Na terça (11), com o avanço de uma nova massa de ar frio e seco de origem polar, o sol volta a predominar em toda a metade sul gaúcha. O dia já começa frio em várias cidades, com mínima prevista de apenas 12°C em Uruguaiana, 13°C em Bagé e 14°C em Santa Maria. Em Porto Alegre e no norte do estado chove pela manhã e também no início da tarde, mas depois o sol volta a aparecer entre muita nebulosidade e a temperatura diminui. A mesma previsão vale para o oeste de Santa Catarina e sul do Paraná, que também iniciam com chuva, mas terão períodos com sol a partir da tarde. Com o avanço da frente fria que estará se deslocando pelo oceano próximo ao litoral, o leste catarinense e paranaense terão aumento de temperatura por conta do aquecimento pré-frontal. Em Curitiba a temperatura chega aos 28°C e em Florianópolis 30°C.

Na quarta-feira (12) a massa de ar seco e frio ganha força e garante um dia de tempo firme e sem chuva em todo o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Faz frio ao amanhecer, com mínima de 11°C em Bagé e 13°C em Chapecó. Na serra gaúcha e catarinense a temperatura já pode ficar abaixo dos 10°C.  Há risco de formação de nevoeiro no começo do dia, especialmente nas áreas de vale no norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Mesmo com sol forte a temperatura não sobe muito à tarde. Máxima de 21°C em Passo Fundo e 24°C em Porto Alegre. Muitas nuvens e chuva fraca a qualquer hora do dia entre o norte catarinense e o leste do Paraná, por conta dos ventos úmidos que sopram do mar.

Na quinta (13) a instabilidade persiste entre o leste de Santa Catarina e do Paraná. Em Curitiba máxima de apenas 20°C, com risco de chuva leve a qualquer hora do dia. Em todas as outras áreas da Região Sul o sol predomina desde cedo, mas ainda com risco de nevoeiro ao amanhecer. As mínimas caem ainda mais, e são esperadas temperaturas abaixo dos 10°C não apenas nas serras gaúcha e catarinense, mas também em áreas da Campanha e do oeste de Santa Catarina.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade