PUBLICIDADE

Excesso de chuva prejudica produtor no Pará

Escoamento da safra na BR163 está prejudicado

2 mar 2017 - 11h27
(atualizado em 6/3/2017 às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários

As imagens de satélite mostram um corredor de umidade da Amazônia em direção ao Atlântico próximo à costa do Paraná e de São Paulo. Por conta desta concentração de umidade a quinta-feira (02) será marcada pelas pancadas irregulares de chuva ao longo do dia. Assim, alguns produtores de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, de Minas Gerais e de São Paulo terão que paralisar seus trabalhos de colheita e plantio por algumas horas.

Foto: Climatempo

Mas de uma forma geral, as condições irão permitir que os trabalhos avancem em algumas horas do dia dentro do campo. Os solos apresentam índices bastante satisfatórios de umidade o que colabora no desenvolvimento das lavouras.

Outro corredor de umidade pode ser observado sobre a região , devido à presença da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical). O posicionamento deste sistema mantem essa linha de instabilidade sobre a Amazônia, Pará, Maranhão e partes do Tocantins e Piauí. A chuva que cai sobre estas localidades é um problema, principalmente para os veículos que transitam na BR 163 rumo aos portos do Pará e demais cidades destas regiões. As chuvas ininterruptas e muitas vezes de forte intensidade alagam pistas, causam pontos intransitáveis e com isso, a cada dia que passa a fila de caminhões, carros e demais veículos aumentam o que prejudica o escoamento da produção. Além disso, muitos produtores paraenses não estão conseguindo finalizar seus plantios ou até mesmo realizar os devidos tratos culturais, pelo excesso de dias chuvosos. A situação deverá permanecer inalterada ao longo de toda a primeira quinzena de março.

Foto: Climatempo

A partir desta sexta-feira (03), uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e o tempo fica bastante instável. Há previsão para chuvas generalizadas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este sistema avança pela costa do Brasil ao longo da semana que vem e novas pancadas de chuvas estarão sendo previstas para os próximos dez dias sobre todo o Brasil, com exceção apenas para a faixa oeste da Bahia, sul do Piauí e leste do Tocantins que poderão registrar ao longo desse período, chuva bastante irregular. Porém, não há indicativos, até o momento, que sinalize quebras no potencial produtivo das lavouras durante este período um pouco mais seco e quente.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade