PUBLICIDADE

Clima favorece 1° safra do milho em MG

Chuva bem distribuída ajudou agricultor

15 mar 2017 - 11h46
(atualizado em 16/3/2017 às 08h49)
Compartilhar
Exibir comentários

No começo de outubro do ano passado, os produtores de milho de Minas Gerais iniciaram o plantio que durou até meados de dezembro. Durante o período, o clima favorável atuou diretamente nas lavouras da região. "O principal fator da alta produtividade foi o clima, ligado ao manejo que os agricultores utilizaram", conta Rafael Oliveira Souza, engenheiro agrônomo de Patrocínio (MG).

Segundo o especialista, ainda não dá para se falar em números, mas devido o alto volume de produção, "as chances dos trabalhadores rurais saírem lucrando são grandes". O valor do saco de milho gira em torno de R$ 33 e, de acordo com Souza, o preço não caiu por conta do alto volume da produção. Na primeira safra, o trabalho resultou numa média de 180 sacos por hectare.

As cidades que fazem parte do Triângulo Mineiro foram as mais positivamente influenciadas pelo clima. Entre elas, estão ,, , e . O engenheiro agrônomo diz ainda que no ano passado a região passou por um momento adverso, quando foi prejudicada por conta deveranicos.

De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento da Climatempo, a última semana do verão será marcada por sol, calor e pancadas de chuva típicas da estação nas áreas produtoras de milho do Triângulo Mineiro. Vale lembrar que a chuva favorece o milho que foi semeado e o intervalo entre a pancada de chuva colabora para os trabalhos dentro do campo.  O mapa de chuva acumulado mostra a tendência de chuva até o dia 20/03.

Foto: Climatempo

Veja também: 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade