PUBLICIDADE

Ciclone extratropical influencia o RS

Sistema provoca chuva e vento moderados

27 jun 2016 - 17h00
Compartilhar
Exibir comentários

Um grande ciclone extratropical se formou sobre o norte da Argentina no último fim de semana. A nebulosidade associada com este sistema se destaca nas imagens de satélite da América do Sul. As bandas de nuvens giram no sentido horário e vão formando um caracol. O centro deste caracol é também o centro da baixa pressão atmosférica do ciclone extratropical. O movimento no sentido horário acompanha o gira dos ventos no sentido horário ao redor do centro de baixa pressão.

Foto: Climatempo

Embora grande, este ciclone não é considerado forte. A pressão atmosférica mínima no seu centro foi estimada em 1018 hPa às 9 horas (12 UTC) de 27 de junho, pelo horário de Brasília.

A carta sinótica elaborada pela Marinha do Brasil mostra o centro do ciclone (B), com 1018 hPa, na região da província de Buenos Aires. A massa de ar polar (A) com 1030 hPa no noroeste da Argentina é da frente fria que tem o ciclone extratropical.

Foto: Climatempo

A passagem do ciclone extratropical pelo leste da Argentina e sobre o Uruguai deixa instabilidade também sobre o Rio Grande do Sul. Nuvens carregadas passam sobre parte do estado e provocam chuva no sul gaúcho. Há condições para rajadas de vento moderadas sobre o Rio Grande do Sul e também sobre o leste da Argentina e sobre o Uruguai.

A meteorologista Josélia Pegorim mostra a trajetória deste ciclone nos próximos dias.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade