PUBLICIDADE

Chuva nos extremos do Brasil

Brasil central terá tempo seco nesta semana. Chuva se concentra nos extremos do país.

27 jun 2016 - 10h30
Compartilhar
Exibir comentários

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Sul do Brasil teve chuva e frio na semana passada.

* No começo da semana passada, áreas de instabilidade influenciaram o tempo no Paraná e no Vale do Itajaí (SC), onde choveu com frequência. No Rio Grande do Sul, o início da semana foi marcado por frio, devido a presença de uma massa de ar polar. Houve a formação de geada em algumas localidades. No fim da semana, um sistema de baixa pressão avançou da Argentina para este Estado e provocou o retorno das pancadas de chuva em algumas regiões gaúchas. Entre o domingo (26) e o começo da manhã de segunda-feira (27), foram acumulados quase 60 mm em Quaraí, no sudoeste do Rio Grande do Sul.

* Parte da instabilidade do Sul do Brasil avançou para São Paulo no decorrer da semana e provocou chuva isolada no Estado. A persistência do vento frio e úmido oriundo do mar provocou queda de temperatura e favoreceu a ocorrência de chuva leve entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. 

* No Nordeste, choveu com regularidade na faixa leste da Região e ocorreram algumas pancadas fortes de chuva no norte do Maranhão.

* No Norte, o ar seco predominou no sul da Região, mas na parte norte, choveu com frequência e até com forte intensidade. Os maiores volumes foram registrados em Roraima e no norte do Amazonas.

Foto: Climatempo

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 20 e 26 de junho.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com chuva nos extremos do Brasil.

* Nesta semana o predomínio será de uma grande massa de ar seco na maior parte do Brasil. No Brasil central, os dias serão marcados por sol, grande amplitude térmica (frio na madrugada e tardes quentes) e baixos índices de umidade. Atenção para o risco de queimadas!

* A chuva irá se concentrar nos extremos do país. No Sul, esta semana já começou com áreas de instabilidade na Fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e com a Argentina. Até a quarta-feira (29), há previsão para mais pancadas de chuva nestas áreas. Na quinta-feira (30), a chuva dá uma trégua, mas já retorna na sexta-feira (01/07) à tarde à Fronteira com o Uruguai, devido a chegada de uma nova frente fria. Nas demais áreas do Sul, a semana será de sol e tempo firme. 

* No Nordeste, a chuva acontece com frequência pelo litoral e áreas da Zona da Mata e do Agreste. Pode chover com moderada a forte intensidade, especialmente no litoral da BA, de SE e de AL.

* No Norte, a chuva continua frequente no extremo norte da Região. No sul da Amazônia, o tempo fica seco.

Foto: Climatempo

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 28 de junho e 02 de julho.

* Entre os dias 03 e 07 de julho, a frente fria irá provocar chuva frequente em grande parte do Rio Grande do Sul.

Foto: Climatempo

Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 03 e 07 de julho.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade