PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva forte em Rio Brilhante (MS)

Calorão continua no CO

20 fev 2017 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários

O dia começou com muita instabilidade no interior do Mato Grosso do Sul e em áreas que fazem divisa com o oeste do estado de São Paulo. As áreas de instabilidade provocaram durante a madrugada chuvas fortes na cidade de (MS). De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, foram acumulados em 1 hora, 45,6 milímetros de chuva. É muita chuva para um período curto. Entre 11 e 12 horas, foram acumulados 7,6 milímetros em Ponta Porã.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o calor e a disponibilidade alta de umidade facilitam a formação de nuvens de chuva típicas de verão por toda Região. O maior potencial para ocorrência de chuva forte é no sul do Mato Grosso do Sul. Nas outras áreas a chuva cai de forma isolada e passageira.

Na terça-feira (21), o sol e o calorão predominam sobre o Centro-Oeste do país. Na maior parte da região o tempo quente, úmido e abafado facilita a formação de nuvens típicas de verão que provocam pancadas de forma isolada e acompanhadas de raios. As pancadas mais fortes de chuva acontecem a qualquer hora no noroeste de Mato Grosso, principalmente em  e em áreas que fazem divisa com Pará, Amazonas e Rondônia.

Calorão no Centro-Oeste

Praticamente toda a região Centro-Oeste está sentindo um calorão fora do normal. No fim de semana, o termômetro passou fácil dos 35°C em várias cidades.

forte influência do sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) sobre o Brasil influencia também o Centro-Oeste mantendo as frentes frias e suas massas polares retidas no extremo sul da Argentina. Com o sol forte e sem a presença de ventos frios polares, o calor tem sido intenso.

Na tarde do último domingo (19), a cidade de  (MS) registrou a maior temperatura da Região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o termômetro registrou 36,9°C. Fez bastante calor também em , com 36,1°C. Em , 35,9°C e na cidade de Nova Xavantina no Mato Grosso, a temperatura marcou 34,3°C, ainda segundo o Inmet.  

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade