PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva fora de época em Roraima

ZCIT atua forte no Norte do BR

16 fev 2017 - 16h12
Compartilhar
Exibir comentários

ZCIT atua forte no Norte do BR

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua muita ativa na Região Norte do Brasil. Suas áreas de instabilidade espalham nuvens bastante carregadas sobre o Amapá, no norte do Pará e norte do Amazonas. Fortes pancadas de chuva voltaram a cair na tarde desta quinta-feira sobre Manaus, capital do Amazonas. A chuva também não dava trégua em Novo Repartimento, no Pará.

Cidades do Amazonas, do Amapá e do Pará tiveram os maiores volumes de chuva em 24 horas no Brasil entre a manhã do dia 15 e a manhã de 16 de fevereiro. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia choveu 80,2 mm em Oiapoque, o local mais ao norte do Brasil, no extremo norte do litoral do Amapá.

E vai chover mais nos próximos dias. Nesta sexta-feira e no fim de semana, as nuvens carregadas chegam também sobre o estado de Roraima. Confira o comentário no vídeo

A tabela mostra os maiores volumes de chuva no Brasil entre 10 horas do dia 15 e 10 horas do dia 16 de fevereiro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

Foto: Climatempo

As áreas de instabilidade da ZCIT permanecem espalhadas faixa norte do Brasil nos próximos dias favorecendo muita chuva toda a região entre o Amapá, o norte do Pará, norte do Amazonas e Roraima. Além dos estados do Norte, estados do Nordeste como Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Note também são beneficiados com a chuva da ZCIT nos próximos dias.

Foto: Climatempo

Chuva rara em Roraima

Pode chover forte nos próximos dias em Boa Vista, a capital de Roraima. Esta situação é especial porque fevereiro é um dos meses mais secos do ano em Boa Vista. Chuva nesta época não é comum.

No gráfico da climatologia de Boa Vista, as barras azuis representa a média histórica de chuva mensal. Para fevereiro, a média de chuva para Boa Vista é de aproximadamente 20 mm. Até o domingo, a capital de Roraima poderá ter mais que o dobro da média de chuva para fevereiro.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade