PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva enfraquece no TO e em parte do PA

VCAN diminui a instabilidade

15 fev 2017 - 14h38
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Tem chovido muito desde o início de fevereiro sobre o Pará e sobre o Tocantins. Em , capital do Tocantins, a chuva acumulada em 15 dias estava 7% acima da média normal. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia choveu cerca de 231,0 mm.

Foto: Climatempo

No Pará, a chuva tem sido frequente e forte especialmente no leste e nordeste do estado. Em , o INMET contabilizou quase 440 mm em 15 dias, sendo que a média é 405,0 mm. A região de Tucuruí já acumulou pouco mais de 250 mm em nestes 15 dias.

Cidades do Amazonas, do Pará e também do Tocantins estavam novamente na lista dos 10 locais que receberam os maiores volumes de chuva no Brasil, entre a manhã do dia 14 e a manhã do dia 15 de fevereiro.

A tabela mostra os maiores volumes de chuva no Brasil entre 10 horas do dia 14 e 10 horas do dia 15 de fevereiro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

Foto: Climatempo

. Mas chuva tem caído de forma muito volumosa especialmente no Pará, no Tocantins e no litoral do Amapá por causa da forte influência da Zona de Convergência Intertropical, um dos principais de sistemas meteorológicos que atuam no Brasil durante o verão e responsável por grande porção da chuva anual em quase toda a Região.

Chuva diminui no TO e no sul do PA

Nos próximos dias, uma mudança na circulação dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera pelo interior do Brasil vai

Uma parte nesta mudança de ventos é provocada pelo deslocamento de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN). Na animação, o tom de marrom representa áreas que estão com pouca nebulosidade. As nuvens aparecem em tons de verde, azul e de amarelo. Repare que o sul do Tocantins ficou no tom de marrom indicando a diminuição da nebulosidade.

Foto: Climatempo

Atuação VCAN reduz as condições para chuva no em parte do Tocantins e no sul e leste do Pará até o sábado, mas a chuva volta com maior frequencia a partir do domingo.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade