PUBLICIDADE

Chuva diminui no Sul, mas vento e frio aumentam

Pode gear no fim de semana

27 out 2016 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

As nuvens carregadas que provocaram muita chuva sobre o Sul do Brasil desde o começo da semana já se afastaram da Região. Ainda chove no decorrer desta quinta-feira no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e do Paraná, mas a chuva agora cai fraca a no máximo com moderada intensidade.

Foto: Climatempo

A chuva diminui, mas fortes rajadas de vento serão sentidas no decorrer desta quinta-feira e também nesta próxima sexta-feira por causa de um forte ciclone extratropical que está no mar, entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai.

Rajadas de vento moderadas a fortes já estavam ocorrendo na manhã desta quinta-feira, especialmente no Rio Grande do Sul e na serra catarinense.

Confira as maiores rajadas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia até às 10 horas de 27/10/2016.

Foto: Climatempo

Frio

Os ventos constantes moderados a fortes sobre o Sul do Brasil já acentuam a queda da temperatura que começou a ocorrer após a chuva e a entrada de ar polar. Várias áreas do interior do Rio Grande do Sul amanheceram com temperaturas abaixo dos 10°C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no Sul do Brasil nesta quinta-feira, 27, foi de 7,0°C em Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja), na serra catarinense. Mas no Rio Grande do Sul, o dia amanheceu com temperatura entra 10°C e 8°C. Em Santa Catarina, as menores temperaturas mínimas ficaram entre 11°C e 12°C no oeste e planalto sul e de 7°C a 10°C na região serrana. O Paraná também começou a esfriar e temperatura mínimas de 11°C a 12°C foram observadas nesta quinta-feira no extremo sul do estado.

Foto: Climatempo

Geada atípica

A combinação de ar polar e ventos vão fazer com que a sensação de frio seja grande da noite desta quinta-feira. A sexta-feira e a madrugada do sábado serão bastante frias, para os padrões normais do fim de outubro. De forma geral, o Sul do Brasil passa o fim de semana com temperatura baixa, como se fosse um dia de inverno. Há condições para geada no fim de semana nas regiões mais elevadas dos três estados. Geadas no fim de outubro já não comuns no Sul do Brasil.

Alerta de ressaca e ventania no litoral

A população que mora no litoral da Região Sul deve ficar muita atenta para os ventos fortes e mar muito agitado nas próximas 48 horas.

A navegação na costa sul do Brasil ficará muito perigosa até pelo menos a noite desta sexta-feira por causa do deslocamento de um potente ciclone extratropical.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade