PUBLICIDADE

Chuva de BH está 73% abaixo da média

Frente fria chega no fim de semana

15 mar 2017 - 17h19
(atualizado em 16/3/2017 às 08h49)
Compartilhar
Exibir comentários

De uma forma geral, a primeira quinzena de março está terminando com pouca chuva em . Para se ter uma ideia, nestes quinze dias de março, a chuva na capital mineira ocorreu apenas em dois dias dos primeiros nove dias do mês. A primeira aconteceu no dia 01 de março, onde foram registrados 6,2 milímetros e a segunda, ou seja, a última vez que choveu na cidade foi no dia 09 de março, onde o acumulado foi de 31,7 milímetros, segundo dados da estação convencional do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia.

Ainda de acordo com o órgão, o total de chuva acumulada até o dia 14/03 é de 37,9 milímetros, sendo que a média de chuva para o mês de março é de aproximadamente 143 milímetros. A quantidade de chuva ocorrida nesta primeira quinzena de março está 73% abaixo do normal para o mês.  

Embora Belo Horizonte tenha tido uma quinzena de pouca chuva a tendência é que neste último fim semana do verão as pancadas de chuva retornem a capital mineira por causa da passagem de uma frente fria. Este sistema não derruba muito a temperatura em , mas funciona como um gatilho para formação das nuvens carregadas. "A segunda quinzena deve ter um pouco mais de chuva, mas como a precipitação acontece com irregularidade, o mês deve terminar com chuva abaixo da média.", comenta a meteorologista Camila Ramos.

O mapa de chuva acumulado para os próximos 15 dias mostra que áreas que fazem divisa com Goiás,  o sul de Minas e o Triângulo Mineiro podem acumular valores que passam dos 100 milímetros. Já na faixa leste mineira, que inclui a capital, a quantidade de chuva prevista fica entre 30 e 70 milímetros.   

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade