PUBLICIDADE

Climatempo

Céu incomum em São Paulo para fevereiro

Efeitos da alta pressão

17 fev 2017 - 12h27
(atualizado às 22h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A foto abaixo mostra o horizonte oeste da cidade de cidade de São Paulo, por volta das 7 horas da manhã, do dia 17 fevereiro de 2017.

Muitos vão olhar a foto e exclamar: "Uau! Que demais!", "Nossa! Que vista linda!"

Algumas pessoas vão olhar a foto e perguntar: "O que é aquele risco escuro no fundo da imagem?" Ou de forma mais contundente: " Que é aquela coisa preta lá no fundo?"

Os meteorologistas e algumas poucas pessoas vão olhar a foto e pensar: "A coisa tá feita!" ou "Isto não é céu de fevereiro!" e ainda "A alta tá muito forte...".

Foto: Climatempo

A imagem é linda, sim, e revela a imensidão da .

Aquela "coisa preta" no fundo da imagem, a linha escura no horizonte, é camada de poluição que ficou mais concentrada e mais visível por causa do ar parado e da pouca chuva dos últimos dias.

A diminuição da chuva e também da intensidade dos ventos está diretamente relacionada com a forte atuação de um grande sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul), ao qual os meteorologistas chamam apenas de "alta".

Outro efeito da alta pressão é causar uma inversão térmica nas camadas de ar mais próximas da superfície, o que dificulta a dispersão dos poluentes.

A Cetesb - que monitora a poluição do ar no estado de São Paulo - registrava qualidade do ar moderada na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro, em alguns locais da cidade de São Paulo, o que não é comum nesta época.

Em  (Vila Parisi), na região da Baixada Santista, no litoral paulista, uma área com grande concentração de indústrias petroquímicas, a qualidade do ar tem estado ruim desde a noite do dia 13 de fevereiro.

A ASAS está e vai continuar forte sobre  nos próximos dias.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade