PUBLICIDADE

Climatempo

Capitais do Sul podem ter recorde de calor

Saiba porque está tão quente

16 fev 2017 - 12h09
(atualizado às 12h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A quinta-feira (16) já começou com bastante sol e muito quente na Região Sul do Brasil. Com a pouca nebulosidade no céu, o sol brilha forte por mais horas no dia e os termômetros disparam rapidamente. 

O calor aumenta mais nesta tarde e há chance de novos recordes de temperatura em  e em . Segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a maior temperatura na capital gaúcha este ano foi 35,4°C, no dia 4 de fevereiro. Em Curitiba, a maior máxima este ano foi 32,4°C, no dia 14 de janeiro. Em ambas as capitais, as temperaturas vão ficar bem próximas ou até ultrapassar esses valores no decorrer da tarde. 

Foto: Climatempo

Por que está tão quente?

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, são historicamente os mais quentes na Região Sul, mas já estamos com um período prolongado de pouca nebulosidade e de pouca chuva. O número de horas de sol forte aumenta e naturalmente o ar fica mais quente. 

Um forte sistema de de alta pressão atmosférica (ASAS) está influenciando a Região, criando um bloqueio à entrada de frentes frias e consequentemente o avanço de massas polares. Essa situação ainda deve permanecer por quase toda segunda quinzena de fevereiro. 

Chance de chuva 

O forte aquecimento pode provocar algumas pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Na noite desta quarta-feira (15), voltou a chover forte em (SC) com acumulado de 73,2 mm entre às 18 e às 20hs pelo INMET. 

Nesta quinta, a maior chance para ocorrência de temporais é no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul. O tempo deve ficar bastante abafado e mais instável na fronteira com o Uruguai também nesta sexta-feira (17). A situação é de perigo para mais temporais.   

Nas demais áreas da Região Sul, a tendência é de poucas pancadas de chuva. A influência da ASAS aumenta durante o fim de semana e o início da semana, inibindo a chance de chuva, mesmo com o forte calor. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade