PUBLICIDADE

Climatempo

Calor na maior parte do NE

Frente fria chega no litoral da Bahia

30 set 2016 - 11h29
Compartilhar
Exibir comentários

Como é comum nesta época do ano, o ar fica bastante seco na maior parte do Nordeste do Brasil. Níveis de umidade relativa abaixo de 20% vão ficando cada vez mais comuns. Com o ar seco, a quantidade de nuvens e condições de chuva diminui muito. No Piauí, a população diz que esse calor é o "Brobró". A expressão vem da junção da última sílaba dos meses mais quentes do ano: setembro, outubro e novembro.

O calor do B-r-o bró não é um calor de 32°C. É um calor em torno dos 40°C em quase todos os dias. Os mapas abaixo mostram a climatologia da temperatura máxima entre os meses de setembro e novembro, de acordo com o INMET. Note que, entre Maranhão e interior do Rio Grande do Norte, a média das temperaturas fica acima de 35ºC durante quase todo o período.

Foto: Climatempo

No decorrer do fim de semana, a tendência é que o ar quente e seco atue em grande parte da Região inibindo as pancadas de chuva. A umidade relativa do ar pode ficar baixa em algumas cidades. Porém, a chegada de uma frente fria ao litoral da Bahia vai diminuir o calor e provocar até uma chuva, mas não irá resolver o problema da seca que atinge a região. Em Salvador, o domingo de eleição será marcado por chuva de moderada a forte intensidade em alguns momentos.  

Foto: Climatempo

De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, o calor vai continuar nestes primeiros 10 dias de Outubro sobre o Nordeste. O Inverno cearense será bom, principalmente em dezembro e há possibilidade que os volumes de chuva fiquem acima da média histórica.

Temperatura alta 

Nesta última quinta-feira a temperatura disparou na cidade de Caxias, no Maranhão. O termômetro registrou 41,4°C, a maior do país. Neste fim de semana, ainda faz bastante calor. Novamente, o interior do Piauí, Maranhão e oeste da Bahia, podem registrar temperaturas muito altas, próximas dos 40ºC ou acima, com níveis de umidade do ar muito baixos.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade