PUBLICIDADE

Calor intenso em SP

Semana será de temperaturas altas no Estado

16 out 2016 - 09h20
Compartilhar
Exibir comentários

Desde setembro, já começamos a ver sinais do período primavera/verão no Estado de São Paulo. O padrão de ventos mudou, trazendo ar quente e úmido das áreas tropicais para o Sudeste, favorecendo a elevação da temperatura e o retorno da chuva. No entanto, nesta primeira quinzena de outubro a chuva ainda aconteceu de forma bastante irregular e mal distribuída pelo Estado. Por enquanto, todas as regiões paulistas estão com chuva abaixo do normal. Lembrando que outubro já um mês de bastante chuva em SP.

Foto: Climatempo
Foto: Climatempo

Na capital paulista, a primeira metade de outubro teve influência de frentes frias e massas polares. Tivemos alguns eventos de frio alternados com dias de calor, que regularam a temperatura. De acordo com as observações do INMET feitas na estação convencional do Mirante de Santana, zona norte da capital, entre os dias 01 e 15 de outubro a média das temperaturas ficou dentro do normal.

Foto: Climatempo

No entanto, essa situação deve mudar no decorrer da próxima semana. A circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera vai fazer com que todo o fluxo de umidade que vem do interior do País se concentre sobre o Sul do Brasil nos próximos dias, provocando muita chuva especialmente no . Enquanto isso, poucas nuvens vão conseguir se formar sobre São Paulo. Ainda há condições para o crescimento de algumas nuvens mais carregadas, mas a chuva será escassa, acontecendo em poucas áreas e com curta duração. O que vai chamar a atenção será o calor. Com o predomínio de tempo aberto, a temperatura fica em rápida elevação e os dias serão marcados por calor intenso. A temperatura deve passar de 30ºC em praticamente todas as regiões, chegando perto de 40ºC em algumas cidades do norte e oeste paulistas.

Na , as máximas ficam acima de 32ºC todos os dias. É possível que tenhamos recordes de calor no decorrer da semana. Até agora, a maior temperatura registrada na cidade de São Paulo este ano pelo INMET é de 33,6ºC no dia 14 de fevereiro.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade