PUBLICIDADE

BH tem junho mais chuvoso em 106 anos

Tempo seca no fim de semana

30 jun 2016 - 15h33
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva de junho de 2016 surpreendeu e ficou acima da média histórica em muitas áreas do Brasil. Foi o que aconteceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, onde a chuva foi tão volumosa que bateu o recorde histórico para junho.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou um acumulado total de 74,3 mm em 30 dias. Quem não conhece o padrão de chuva desta época na região de Belo Horizonte vai achar que este volume é baixo. A média de chuva histórica para junho é de aproximadamente 14 mm.

Junho de 2016 teve cinco vezes mais chuva do que o normal e passa ser o junho com maior quantidade já registrada em Belo Horizonte em 106 anos desde 1910, quando começaram as medições meteorológicas regulares na estação meteorológica de Santo Agostinho, na região centro-sul de Belo Horizonte.

 

Foto: Climatempo

Toda a chuva caiu na primeira semana do mês. Depois do dia 7, a capital mineira teve dias de sol, temperatura amena e ar seco, por causa da presença constante do ar polar. Mas com a grande infiltração de umidade que vem ocorrendo em parte do Sudeste nos últimos dias, a nebulosidade aumentou e choveu rapidamente na manhã desta quinta-feira.

Foto: Climatempo

Seca

A umidade tende a diminuir novamente nos próximos dias. Um grande sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre o Brasil causando uma redução dos níveis de umidade do ar. Belo Horizonte tende a ficar mais seca no fim de semana. O sol vai predominar.

Julho começa com temperaturas amenas, com madrugadas um pouco frias, mas não geladas. As tardes devem ser com temperatura agradável.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade