PUBLICIDADE

Baixa pressão "suga" a umidade de São Paulo

Quando volta a chover?

5 dez 2016 - 20h19
Compartilhar
Exibir comentários

As áreas de instabilidade ainda atuam sobre a Região Sudeste do Brasil nesta terça-feira, mas as nuvens mais carregadas ficam afastadas de São Paulo. O ar fica mais seco sobre estado nesta terça-feira, o que diminui a nebulosidade e as condições para chuva. Os níveis de umidade relativa do ar devem ficar entre 20% e 30% durante a tarde em muitas áreas de São Paulo. Em Presidente Prudente, no oeste do estado, a umidade no ar chegou a 26% nesta segunda-feira, segundo o Inmet, o que é um valor baixo para esta época do ano. Há possibilidade de pancadas de chuva entre a tarde e à noite em alguns locais do norte e do noroeste do estado de São Paulo.

Para a Grande SP, para o litoral e para outras áreas do interior, a previsão é de tempo seco.

O sol aparece forte sobre São Paulo nesta terça-feira. O dia amanhece com temperatura amena, mas com o sol desde cedo, esquenta rápido e a sensação de calor vai predominar no decorrer do dia.

O mar continua agitado nas praias devido ao deslocamento da tempestade subtropical Eçaí.

Madrugada fria na Grande SP

Muitas áreas da capital e da Grande São Paulo, amanhecem até um pouco frias nesta terça-feira, mas é o calor que vai predominar na maior parte do dia. É preciso pensar na roupa certa para não sentir frio e nem calor.

Na capital, os termômetros à tarde vão ficar em torno dos 30°C. Mas antes do calor, a  poderá ter a madrugada mais fria para um dia de dezembro desde 2011, quando a temperatura mínima foi de 14,3°C no dia 2/12/2012. No primeiro dia de dezembro deste ano, a temperatura foi de 14,6°C e nesta segunda-feira foi de 15,3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia

Quando volta a chover em SP?

O tempo seco não vai persistir por muito tempo. A partir da tarde de quarta-feira, as pancadas de chuva voltam  a ocorrer por quase todo o estado de São Paulo, mas de forma rápida. O calor aumenta até o fim da semana que deve terminar com risco de chuva forte.

Não deixe de acompanhar a previsão para São Paulo!

Efeito cebola na Grande SP

Muita gente na Grande São Paulo vai sentir nesta terça-feira o incômodo "efeito cebola". Esse é nome popular que se dá para a situação de grande amplitude térmica, quando existe uma grande diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima do dia. Na prática isto quer dizer frio de manhã cedo, calor no começo da tarde e frio novamente ao anoitecer, obrigando as pessoas a andar pelas ruas com casacos pendurados no braço ou amarrados na cintura. É preciso sair bem agasalhado de manhã cedo por causa do frio, mas as roupas mais pesadas vão sendo tiradas, como se faz ao descascar uma cebola, conforme o ar esquenta. Daí a semelhança com uma cebola.

O "efeito cebola" é muito comum no outono e no inverno, mas nas vésperas do verão é inusitado. A nova estação começa no dia 21 de dezembro!

Saiba mais sobre o efeito cebola

Baixa pressão "suga" a umidade de SP

A presença da tempestade subtropical Eçaí sobre o mar, ao largo da costa entre Santa Catarina e o sul do Rio de Janeiro reduz o teor de umidade no ar sobre São Paulo, no Paraná, em Santa Catarina, parte de Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro e do Sul de Minas. Na imagem de satélite no modo "vapor de água", o tom de azul escuro nestas regiões indica que a atmosfera está seca, com pouca umidade. A diminuição da umidade fez com que quase todo o estado de São Paulo passasse o dia 5/12/21016 com muito sol, poucas nuvens e sem chuva.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade