PUBLICIDADE

Alerta de tempestades no RS

Situação é de perigo

9 mar 2017 - 11h46
(atualizado às 15h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio Grande do Sul entra em alerta para tempestades nesta quinta-feira (9) com o avanço de uma nova frente fria pelo estado e o crescimento de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica na Argentina. As duas situações vão contribuir para gerar grandes áreas de chuva intensa no decorrer do dia.

A chuva aumentou no começo da tarde em áreas do Sul do estado com registro de temporais. Em apenas duas horas, das 13 às 15 horas, já choveu 26,2 mm em , 21,6 mm em , 19,4 mm em e 17,2 mm em . Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

Foto: Climatempo

As áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina vão receber os maiores de chuva até o fim do dia. Os meteorologistas alertam para situação de perigo. "A população deve se preparar para tempestades, com ventania, raios e queda de granizo", avisa a meteorologista Fabiana Weykamp.

A Grande tem um dia muito quente antes da chuva, ocorrem rajadas de vento com a aproximação da frente fria e também há risco de temporais a partir da tarde. A parte central e noroeste do estado também têm grande chance de terminar o dia com chuva forte. 

Sexta-feira de alerta total

Todo o estado do Rio Grande do Sul vai ficar em alerta total para mais tempestades nesta sexta-feira (10). A chuva intensa e volumosa pode causar estragos e provocar alagamentos. A população deve ficar atenta aos avisos e orientações da Defesa Civil da sua região. O tempo vai ficar carregado desde cedo, e a chuva forte novamente pode ser acompanhada de rajadas de vento entre 70 a 90 km/h. Ainda há risco de granizo. 

Na sexta-feira, o estado de Santa Catarina e o oeste do Paraná também entram em alerta para temporais com o deslocamento da frente fria. 

Foto: Climatempo

Fim de semana com mais uma frente fria 

No sábado (11), os temporais vão dar uma pequena trégua a Região Sul. A frente fria se afasta para o mar. A chuva enfraquece e especialmente no Rio Grande do Sul, o sol volta a aparecer com previsão apenas de pancadas localizadas. 

Toda Região Sul volta a ficar em alerta no domingo. Outra frente fria, esta mais forte, vai chegar ao Rio Grande do Sul. Novamente os maiores volumes de chuva e a situação de tempo mais severo vão ocorrer sobre o estado gaúcho. Há previsão de novas tempestades. Santa Catarina e o Paraná também vão ter mudanças no tempo, com alto risco de temporais. Essa segunda frente fria é rápida e virá acompanhada de grande ciclone extratropical. 

Veja no mapa a estimativa de chuva para os próximos dias. Áreas do Rio Grande do Sul poderão acumular 200 mm de chuva até segunda-feira

Foto: Climatempo

Veja também:

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade