PUBLICIDADE

AC e RO terão chuva forte no fim de semana

Rio Branco (AC): 90 mm de chuva nesta sexta em 4h

21 out 2016 - 22h52
Compartilhar
Exibir comentários

Uma verdadeira tempestade no fim da tarde e no começo da noite sobre , capital do Acre. Entre 16 horas e 20 horas, no horário local (17h a 21h, em Brasília), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 90,2 mm. Para um período de apenas 4 horas esta quantidade de chuva é muito elevada, mas o que mais impressionou foi que a maior parte do volume de chuva caiu em apenas 1 hora! Entre 16 horas e 17 horas, choveu 61,2 mm. Na hora seguinte, entre 17 horas e 18 horas choveu 22,4 mm.

Parte das nuvens carregadas que passaram sobre Rio Branco em 21/10/16

Foto: Climatempo

No mesmo período de 4 horas choveu 23,4 mm em Epitaciolândia e 23 mm em Boca do Acre.

Nas imagens de satélite, as nuvens que provocaram o temporal aparecem como manchas vermelhas e passam sobre Rio Branco. Depois a chuva enfraquece, o que é representado pela colorização azulada.

Foto: Climatempo

A chuva é bem vinda para aumentar o nível dos rios e dos reservatórios de água para abastecimento das cidades. Rio Branco sofre ainda os efeitos do baixo nível do rio Acre. Em 29 de julho de 2016, pela medição da Defesa Civil, o rio Acre atingiu o nível de 1,49 metros, o mais baixo já registrado na história de Rio Branco desde 1971, quando começou o monitoramento. O recorde anterior de menor nível do rio Acre era de 1,50 metros, em setembro de 2011.

Voltou a chover forte também sopre Rondônia. A região de Cacoal, em Rondônia, teve cerca de 51 mm de chuva entre a manhã do dia 20 e a manhã de 21 de outubro, segundo o INMET.

Durante o sobre a região do Acre, de Rondônia, no sul do Amazonas e do Pará e sobre o Tocantins. As pancadas devem ocorrer principalmente à tarde e à noite e podem ser fortes, com grandes volumes em pouco tempo e também acompanhadas de ventania e de raios.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade