PUBLICIDADE

UE e Irã acordam marco de cooperação em assuntos ambientais

14 dez 2016 - 13h14
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia (UE) e o Irã assinaram nesta quarta-feira um marco de cooperação sobre proteção e conservação do meio ambiente, que representa um primeiro passo para desenvolver uma agenda conjunta em temas como cooperação em transferência de tecnologia e financiamento de sistemas de vigilância climáticos.

O documento foi rubricado hoje em Bruxelas pelos comissários europeus de Energia e Ação Climática, Miguel Arias Cañete, e do Meio Ambiente, Karmenu Vella, junto com o vice-presidente iraniano e responsável do Departamento do Meio Ambiente desse país, Masoumeh Ebtekar, após uma primeira visita de uma delegação europeia a Teerã em abril.

O acordo, ao qual seguirá uma série de reuniões técnicas ao longo de 2017, procura "contribuir para alcançar objetivos conjuntos para a proteção e a conservação do meio ambiente, o papel da eficiência dos recursos no crescimento verde e a implementação da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 da ONU, informou a Comissão Europeia (CE) em comunicado.

Além disso, ambas as partes acordaram estabelecer uma "cooperação técnica" com vistas a implementar o Acordo do Clima de Paris.

Concretamente, o programa de trabalho se centrará em melhorar a cooperação "em economia circular e gestão de desfeitos, reduzir as emissões industriais e melhorar a qualidade do ar e melhorar a gestão de água", precisou o comissário europeu do Meio Ambiente.

"Espero fortalecer nossa cooperação para fazer frente à mudança climática com eficácia", declarou Arias Cañete.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade