PUBLICIDADE

Possível derramamento de óleo faz peixe-boi ser realocado em Porto Rico

18 ago 2016 - 13h27
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento de Recursos Naturais e Ambientais (DRNA) de Porto Rico transferiu nesta quinta-feira peixes-bois a um centro de conservação diante da possibilidade de um vazamento de óleo do cruzeiro que pegou fogo ontem nas proximidades do Porto de San Juan.

O secretário do DRNA, Nelson Santiago Marrero, e o diretor do Centro de Conservação de Manatíes (nome dado ao peixe-boi de lá), Antonio Mignucci, informaram que como medida preventiva Aramaná e Yuisa foram retirados da praia de Punta Salinas, em Toa Baja (município próximo a San Juan), onde se adaptavam à vida livre no mar.

A decisão foi tomada em coordenação com o Serviço Federal de Pesca e Vida Silvestre (FWS) como medida cautelar, já que, segundo a Guarda Costeira, o incêndio no cruzeiro, onde viajavam 512 pessoas, não tinha sido totalmente extinto na tarde de quarta-feira.

"Um dos possíveis cenários debatidos é de que o incêndio quebre o casco da nave e aconteça um vazamento de combustível", informou Marrero em comunicado.

Os animais foram transferidos em caminhões ao Centro de Conservação de Manatíes de Porto Rico, na Universidade Interamericana em Bayamon, onde ficam até que se desapareça a ameaça do derramamento. Yuisa e Aramaná foram devolvidos ao mar em 13 de julho, depois de serem resgatados e passarem por um processo de reabilitação, no qual Yuisa ficou por três anos e Aramaná, cinco.

Marrero acrescentou que na região do fato residem tartarugas marinhas e existem 35 ninhos delas, que da mesma forma que os peixes-bois são espécies em risco de extinção.

"Também estamos atentos à população de peixes-bois livres que visita a área. Temos o compromisso da Guarda Costeira de nos manter informados, já que qualquer atividade ocorra poderia afetar um habitat crítico", ressaltou Marrero.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade