PUBLICIDADE

Pequim fechará 2.500 pequenas empresas poluentes em 2016

9 jan 2016 - 09h29
(atualizado às 12h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A região de Pequim anunciou neste sábado (9) que fechará este ano 2.500 empresas poluentes de pequeno porte, em uma tentativa de reduzir a poluição do ar, que obrigou as autoridades a declarar seus primeiros dois alertas vermelhos em dezembro.

Foto: Agência Brasil

Siga Terra Notícias no Twitter

Além disso, estabeleceu como meta reduzir em 500 mil toneladas anuais o consumo de carvão nos seis distritos do centro da região (que com formam a cidade de Pequim).

O objetivo é fechar todas as caldeiras alimentadas por carvão na cidade até 2020, informou a agência oficial "Xinhua".

Os fechamentos das empresas poluentes acontecerão em quatro distritos (um da cidade e três da periferia).

A região de Pequim foi eliminando progressivamente grandes focos de poluição (como as centrais elétricas alimentadas por carvão), mas ao mesmo tempo proliferaram pequenas fontes de poluição.

O anúncio chegou quase junto com um novo aviso do Centro Nacional de Controle Ambiental pela forte poluição para a região Pequim-Tianjin-Hebei nas próximas terça e quarta-feira.

As autoridades da região emitiram em dezembro os dois primeiros alertas vermelhos pela elevada contaminação do ar.

Pequim registrou em 2015 uma média de 80,6 microgramas por metros cúbicos de partículas PM 2,5 (as mais prejudiciais), segundo números oficiais, o que representa 1,3 vezes mais que o padrão nacional chinês, enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda não superar uma média máxima de 25 microgramas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade