PUBLICIDADE

Avião solar completa etapa entre San Francisco e Arizona, nos EUA

3 mai 2016 - 04h53
Compartilhar
Exibir comentários

O avião "Solar Impulsione II", movido exclusivamente a energia solar, concluiu nesta segunda-feira uma nova etapa de sua viagem de volta ao mundo ao aterrissar em Phoenix, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, proveniente da área da baía de San Francisco, no litoral da Califórnia, de onde havia decolado horas antes.

Em sua tentativa de se tornar a primeira aeronave exclusivamente movida à energia solar a dar a volta no mundo, o avião aterrissou às 20h55 locais (0h55 de Brasília de terça-feira) em Phoenix, na primeira etapa do trajeto sobre a América do Norte, informou o site do projeto (www.solarimpulse.com).

O "Solar Impulsione II", pilotado por um de seus inventores, André Broschberg, realizou um voo de 15 horas e 55 minutos do aeroporto Moffett, na Califórnia, até o aeroporto Phoenix Goodyear, em um percurso de 1.203 quilômetros, sem consumir nenhum tipo de combustível fóssil, apenas tecnologias limpas.

Com esta última etapa, a décima, o avião solar iniciou sua rota americana após completar a travessia pelo Pacífico, que terminou em 14 de abril, quando o outro inventor da aeronave, Bertrand Piccard, aterrissou em San Francisco proveniente do Havaí.

Este projeto procura conscientizar e convencer os governos de todo o mundo a implementarem soluções tecnológicas que permitam a preservação do meio ambiente.

Espera-se que o "Solar Impulsione II" continue sua viagem rumo a Nova York, de onde está previsto que viaje à Europa, para depois seguir rumo ao norte da África e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde começou a viagem.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade