PUBLICIDADE

Australiano avista pássaro misterioso pela primeira vez em um século

Especialistas acreditavam que a ave, nunca antes registrada, estava extinta

5 jul 2013
11h19 atualizado às 11h38
0comentários
11h19 atualizado às 11h38
Publicidade
Ilustração do raro pássaro da espécie Pezoporus occidentalis
Ilustração do raro pássaro da espécie Pezoporus occidentalis
Foto: The Guardian / Reprodução

Um naturalista australiano alega ter capturado imagens de um pássaro que não era visto com vida há mais de um século. John Young, que se descreve como um detetive da vida selvagem, mostrou na última quarta-feira a gravação e diversas imagens a um grupo de especialistas, que se mostraram animados com o anúncio. A ave, da espécie Pezoporus occidentalis, nunca foi fotografada e a única evidência de sua existência nos dias atuais foram dois pássaros mortos encontrados em 1990 e 2006. As informações são do Guardian.

Quais são as espécies mais ameaçadas de extinção no Brasil?

Autoridades e entusiastas da ornitologia responderam com fervor ao registro, afirmando que as evidências sustentando a afirmação de Young são "esmagadoras". O ecologista Steve Murphy afirmou à ABC News que a descoberta é uma certeza. "É incontestável. Ele tem fotografias, ele tem vídeos em movimento e ele tem penas", afirmou o australiano.

Dizimada durante o século 19 por gatos e raposas invasores, a população desse pássaro despencou e chegou a deixar os registros científicos até 1990, quando um pássaro da espécie foi encontrado morto em Queensland, na Austrália. Ao longo das duas décadas seguintes, muitos naturalistas se aventuraram no vasto deserto do país tentando confirmar a existência da ave, que passou a adquirir uma reputação mítica e hoje é considerado o pássaro mais esquivo e misterioso do mundo.

INFOGRÁFICO

Você Sabia?
É possível recriar animais extintos a partir de seu DNA?
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade