2 eventos ao vivo

Sete produtos que contém ingredientes de origem animal (e você nem sabia)

11 out 2013
10h48
atualizado às 10h48
  • separator

"Eu não consumo nada que venha de origem animal", costumam afirmar os adeptos do veganismo. Mas se engana quem pensa que apenas os produtos comestíveis contém procedência de animais entre os seus ingredientes. Artigos simples, como sacolinhas de plástico e pneus de bicicleta são feitos com algum produto de origem animal.

Foto: Eco Desenvolvimento

Segundo a organização canadense Ofac (Conselho de Pecuária de Ontário), dos animais presentes na alimentação humana, 45% são utilizados para fabricar artigos não-comestíveis.

Selecionamos (com base em uma lista do Tree Hugger) sete produtos usados de forma recorrente no nosso cotidiano que contém origem animal entre os seus ingredientes.


Gordura animal compõe as sacolas plásticas
Foto: Ars Electronica

Sacolas Plásticas

Muitos tipos de plástico, inclusive as sacolinhas de supermercado, contém um ingrediente que diminui o efeito estático que o material pode causar: gordura animal. Mais um motivo para usar uma ecobag (sacola reutilizável).


Ácido esteárico, um dos componentes dos pneus, tem origem animal
Foto: association GADEL lot

Pneus de carro e de bicicleta

Para se certificar que seu meio de transporte é livre de produtos animais, confira se o fabricante utiliza a versão vegetal do ácido esteárico, usado para conservar a forma do pneu sob atrito intenso. Segundo lista do fórum de Malhação Vegana (em inglês), a Michelin é animal-free.

 
Gordura de carne de boi e de frango também costuma ser usada no álcool de biocombustível
Foto: plebeian regime

Biocombustível

Tá pensando que só existe álcool de cana de açúcar e biodiesel de óleo de mamona? Ledo engano. Ele também pode ser feito com gordura de carne de boi e de frango.

 
Derivado da amônia usado nos amaciantes vem das ovelhas, cavalos e vacas
Foto: bbel

Amaciante de roupas

Ele contém dihydrogenated tallow dimethyl ammonium chloride em sua fórmula. Esse derivado da amônia vem das ovelhas, cavalos e vacas. Melhor ficar com as roupas menos macias, caro vegano.


Shampoos e condicionadores podem ter até 20 ingredientes vindos de animais
Foto: beverlyislike

Shampoo e condicionador

Sim, eles contém mais de 20 ingredientes vindos de animais! “Pantenol”, “aminoácidos” e “vitamina B”, por exemplo, podem ter origem animal ou vegetal. A melhor forma de saber com certeza é procurando marcas veganas. O site Guia Vegano recomenda a marca Surya, que tem certificação e tudo.

 
Glicerina pode ter oriem animal e vegetal
Foto: Nilanjan Sasmal

Pasta de dentes

A glicerina, também presente no shampoo e condicionador, pode ter origem animal e vegetal. Tente marcas veganas, como a Contente, Condor, Welleda e Natura.


Cinzas purificadas feitas com ossos são usadas no refinamento do açúcar
Foto: Judy**

Açúcar branco e mascavo

Por essa você não esperava! Algumas marcas utilizam cinzas purificadas feitas com ossos no refinamento do açúcar. Há como fazer o mesmo processo com carbono granulado ou um sistema de troca de íons. Escolha o açúcar cristal orgânico, se ficar na dúvida.

Veja também:

As mortes sem holofotes de quem luta pelo meio ambiente no Brasil e no mundo
Fonte: Eco Desenvolvimento Eco Desenvolvimento
publicidade