0

Radicais livres são mesmo vilões da saúde?

6 mar 2017
11h21
atualizado às 11h51
  • separator
  • comentários

Estamos acostumados a ouvir que é preciso combater essas substâncias, responsáveis pelo envelhecimento. É isso mesmo? O Futurando responde.Se você já escutou alguma vez que os radicais livres são os vilões do envelhecimento, então não pode perder este Futurando. Na verdade, a informação é correta, mas é necessário ampliar o raciocínio e considerar outros fatores. Esse tipo de substância produzida pelo nosso corpo também é o que nos permite viver mais tempo. Você vai entender o porquê.

Sabe o que acelera a atividade dos radicais livres? O consumo de álcool. Mas ele também traz muitos problemas. Uma nova terapia aplicada na Alemanha sugere que o paciente alcoólatra não corte de vez a bebida. A aposta é num tratamento com ingestão moderada. Há casos, no entanto, em que só mesmo uma medida radical funciona.

O programa vai explicar ainda os efeitos do álcool no nosso organismo do ponto de vista clínico. Costumamos dar pouca importância a isso, só que não deveria ser assim. Beber álcool de forma contínua e descontrolada pode trazer consequências graves para o corpo. Nosso fígado, por exemplo, não metaboliza mais do que um drink por hora.

Tecnologia

O Futurando também vai mostrar um setor que seguiu a revolução da indústria 4.0 e está sendo digitalizado. É o setor agrícola. Desde o manejo da lavoura à criação de gado leiteiro, os produtores contam com equipamentos de ponta e até robôs para fazer o serviço.

Um vilarejo na espanha tem se destacado por um dado impressionante e, por isso, está entre os assuntos desta semana. É o lugar que tem mais lojas online por habitante no país. O comércio é basicamente na internet. E pensar que a cidadezinha possui apenas 840 habitantes. Tudo começou porque um morador teve a iniciativa de inovar.

Ainda no contexto da revolução provocada pela tecnologia, o Futurando leva você para visitar uma escola bem diferente na Dinamarca. Em vez de cadernos, os estudantes levam laptops. Os professores disponibilizam o conteúdo na internet e inclusive alguns trabalhos em grupo são feitos em rede. O desafio é manter a turma concentrada. Os detalhes você acompanha no Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às segundas, quartas, quintas e sábados; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade