PUBLICIDADE

Produção de cerveja é tema do Futurando

7 fev 2017 - 04h47
Compartilhar
Exibir comentários

Programa mostra detalhes do processo de fabricação industrializado e artesanal. Você vê ainda a empreitada de cientistas para encontrar uma levedura que existiu há 500 anos.Esta edição do Futurando é dedicada aos amantes de uma bebida milenar e ainda muito apreciada: a cerveja. Por mais famosa e gostosa que sejam as mais tradicionais, de fábricas renomadas, também dá para fazer em casa mesmo. Acompanhamos o passo a passo.

Um dos segredos para um sabor único é a levedura. Para alguns, ela é uma espécie de "alma" da cerveja. Cientistas estão atrás de uma de 500 anos de idade. Se essa também chamada "levedura original" for localizada, seria a chance de revolucionar a produção atual. Acompanhe essa busca nesta edição.

Outro ingrediente decisvo é o lúpulo, responsável pelo gosto amargo da bebida. Pesquisadores da universidade alemã de Hohenheim estão produzindo um mapa genético da planta para evoluir a indústria cervejeira.

Tecnologia

O programa vai explicar também o funcionamento de um coração artificial. Trata-se de uma promessa incrível da ciência, mas os que existem ainda não dão conta por completo do trabalho duro que faz o órgão de verdade. A máquina, como qualquer outra, pode apresentar defeitos.

Você vai acompanhar ainda neste programa a história de um menino suíço que nasceu sem parte de um dos braços. Um belo dia ele chegou em casa e teve uma surpresa: havia um presente esperando por ele. O presente era uma prótese impressa em 3D, feita por uma equipe de profissionais engajados numa causa internacional.

No Brasil, um vídeo que viralizou na internet mostra um garoto de 13 anos também recebendo uma prótese produzida com impressora. O membro de plástico custou mil reais. Vamos dar a chance de você rever a cena. Não perca o Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura às segundas-feiras, às 21h30 com reprise sexta e domingo; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade